Notícia

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mulheres em formação

3º módulo da Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais foi concluído

Aconteceu em Curitiba, entre os dias 11 e 13 de julho, o 3° módulo da Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais. A abertura contou com a presença da diretoria da FETAEP e na sequência o grupo foi surpreendido com uma encenação que evidenciou, de forma divertida, a forma como a mulher rural ainda é tratada na sociedade. O momento foi reflexivo e emocionou as participantes ao passar a mensagem de que a essência de cada é o que vale.

 A comunicação popular e a digital estiveram entre os temas debatidos durante o processo formativo. A apropriação dos espaços de debates e discussões - como reuniões, assembleias, feiras livres, igrejas, escolas, entre muitos outros – foi enaltecida a fim de impulsionar a comunicação com os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Sempre, é claro, usando os meios de comunicação da FETAEP como suporte. As principais Redes Sociais da atualidade também foram apresentadas, assim como se efetiva o acesso a cada uma delas e suas vantagens, já que a internet vem mudando a forma de se produzir e consumir notícia. Como parte da dinâmica da palestra de Comunicação Digital, uma "selfie" foi tirada para, na prática, mostrar ao grupo como se faz uma postagem na página do Facebook da FETAEP. O Plano Sustentar também esteve em pauta.

A Capacitação, que contou com a participação de mulheres coordenadoras e suplentes regionais e lideranças de base sindical de diversas regiões do Estado, teve como propósito estimular o empreendedorismo feminino pela busca de mais trabalho e renda no campo. Mas não só isso. Para a FETAEP, mais do que se envolver nos negócios, as mulheres devem estar inseridas nos espaços de militância com vistas à uma formação político-sindical mais abrangente e voltada para elas.

P.