Notícia

quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Mulheres e jovens concluíram curso de formação em Brasília

Enfoc voltada às mulheres buscou fortalecer o protagonismo das mulheres no meio sindical

O primeiro curso de Formação Política para Mulheres e Jovens Trabalhadores Rurais da Contag foi concluído com a presença de 62 mulheres e jovens de todo o Brasil. O 3º modulo aconteceu de 04 a 09 de novembro em Brasília, e o Paraná foi representado pela coordenadora estadual de Mulheres, Mercedes Demore, pela 2º vice-presidente, Marucha Vetorazi, e pela jovem de Ortigueira, Helica Regina Gomes. A formatura aconteceu no dia 07, no auditório 02 da Contag.

Durante os três módulos do curso as mulheres discutiram questões pertinentes aos eixos pedagógicos: Sociedade, Patriarcado e Feminismo; Relações de Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Sucessão Rural, Mulheres no MSTTR, trajetórias, perspectivas e desafios. O principal objetivo da Enfoc foi fortalecer o protagonismo das mulheres no movimento sindical e também em todas as realidades de suas vidas.

Segundo a diretora da Fetaep, entre os temas, a questão mais discutida girou em torno das políticas de cotas e sucessão rural, que para ela são fundamentais para a efetiva participação das mulheres e dos jovens, assim como da 3º idade, no movimento sindical. No inicio das atividades, as mulheres participaram da solenidade de criação do Fórum Nacional de Educação do Campo, no Congresso Nacional.