Notícia

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mais de 6 mil trabalhadores rurais passaram pelo estande da Fetaep

A diretoria da Fetaep se revezou durante os cinco dias de evento para que todos pudessem participar e dar a devida assistência aos agricultores.

De 08 a 12 de fevereiro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep), com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná), reuniu mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais em seu estande no Show Rural em Cascavel. A Fetaep recepcionou, por dia, cerca de 1.200 trabalhadores que, ao todo, fizeram parte de 118 caravanas. Diretores da Fetaep, delegados regionais, coordenadores e assessores da Federação recepcionaram os agricultores e comentaram sobre a importância do movimento sindical e também da atuação e conquistas da Fetaep. Este é o 5º ano consecutivo que a Fetaep participa do Show Rural.

A diretoria da Fetaep se revezou durante os cinco dias de evento para que todos pudessem participar e dar a devida assistência aos agricultores. Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, a Federação cumpriu com o seu objetivo, que era o de levar as caravanas e também o de propiciar um aprendizado a mais aos agricultores. “Ao meu ver, o Show Rural é uma escola a céu aberto e tenho a convicção de que muitos trabalhadores já implementaram melhorias em suas propriedades graças ao evento”, destacou Mueller. Segundo ele, se 30% dos 6 mil trabalhadores que participaram tiverem aprendido algo, "já estamos com bastante êxito no que nos propusemos a fazer”, afirmou.

Já o vice-presidente da Fetaep, Mário Plefk, ao recepcionar os trabalhadores, salientou que o Show Rural é muito importante para que os agricultores conheçam novos métodos para implementar em suas propriedades, aumentando assim a sua produtividade e renda. “Esse é o papel do movimento sindical: criar projetos e políticas que melhorem as condições do agricultor no campo. É foi por isso que trouxemos vocês aqui”, destacou Plefk, durante seu discurso de recepção aos trabalhadores.

De acordo com ele, a função da entidade sindical não se resume apenas em garantir os direitos trabalhistas, mas também em garantir a sobrevivência do trabalhador no campo com mais qualidade de vida. “Incentivando, com isso, a permanência desse trabalhador – assim como de sua família e principalmente dos jovens – no campo”, comentou.

Segundo o secretário geral da Fetaep, Aristeu Elias Ribeiro, nossa passagem aqui no Show Rural é muito importante, pois representa a força que possuímos. “Graças ao nosso trabalho e ao nosso reconhecimento conseguimos recursos para bancar essa estrutura e recepcionar vocês aqui”, comentou. Por isso, de acordo com ele, a organização e a união entre os trabalhadores é fundamental para o movimento sindical.

No período da manhã, após a recepção dos trabalhadores, os dirigentes encaminhavam os agricultores ao estande da Emater, onde assistiram uma palestra sobre o modelo ideal de propriedade sustentável. “Após a apresentação, os trabalhadores viam na prática como seria uma propriedade modelo, com a mini-fazenda feita pela Emater”, diz o presidente da Fetaep. Os agricultores também visitaram estandes e canteiros com muitas variedades pesquisadas em agricultura, pecuária e agroecologia.

Já no período da tarde, eles puderam conhecer a feira e passar por outros estandes de maior interesse. Cada participante recebeu um boné da Fetaep e uma sacola retornável com informes contendo as principais lutas, conquistas e bandeiras institucionais da Federação e dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

No estande da Fetaep, os dirigentes continuavam atendendo alguns trabalhadores que tinham alguma dúvida e também alguns políticos que passaram por lá. Durante os cinco dias do Show Rural, alguns nomes importantes do cenário político paranaense passaram pelo estande da Fetaep. Entre eles, o deputado federal, Assis do Couto, os deputados estaduais Elio Rusch e Professor Lemos, o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, a pré-candidata ao senado, Gleisi Hoffmann, o prefeito do município de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu, e o presidente da Itaipu, Jorge Samek.

Além dos nomes políticos, a Fetaep também esteve reunida com o superintendente do Senar-PR, Ronei Volpi, e também com membros da Cresol e da empresa BS Bios – que é parceira da Fetaep na aquisição de soja da agricultura familiar.

Agradecimentos -
A Fetaep agradece a todos os parceiros pelo excelente trabalho realizado durante o Show Rural 2010. Em especial, os agradecimentos vão para a direção e a coordenação da Regional Sindical 2, no Oeste do Paraná; ao Senar-Pr; à Emater; e à Coopavel.