Notícia

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Juventude rural se reúne no litoral paranaense

Fetaep e Câmara Setorial da Juventude coordenam o 2º Salão Estadual da Juventude Rural.

De 04 a 06 de julho, cerca de 300 jovens oriundos do meio rural paranaense estarão reunidos durante o 2º Salão Estadual da Juventude Rural debatendo a sucessão rural e a permanência no campo, entre outros temas. O evento – que  está sendo organizado pela Câmara Setorial da Juventude, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), pelo Instituto Emater e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – visa promover e fortalecer a organização da juventude rural em busca de um campo mais igualitário e com mais qualidade de vida. O encontro acontecerá na Praia de Leste (Litoral), nas instalações da Associação Banestado.

Para o coordenador estadual de Juventude da Fetaep, Marcos Brambilla, o Salão é um amplo espaço de debates em torno dos principais enfrentamentos da juventude rural como o acesso à terra, à educação no campo e à geração de trabalho e renda. “Esses três temas irão nortear as nossas discussões que, na sequência, serão elencadas em propostas que farão parte da Carta da Juventude Rural a ser enviada às autoridades e às lideranças políticas do nosso Estado”, comenta Brambilla, que está coordenando a realização do evento por meio da Câmara Setorial de Juventude Rural do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf).

Será por meio dessa Carta, continua Brambilla, que o Movimento Sindical e as demais entidades envolvidas – Emater, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Seab – esperam pautar a administração pública com as demandas da juventude rural paranaense buscando construir um Brasil rural com gente feliz e satisfeita. “A Fetaep deseja firmar esse espaço de debates no calendário de todos os envolvidos para que a cada dois anos os jovens do interior sejam ouvidos durante o Salão da Juventude”, afirma.

Segundo ele, o Paraná possui uma juventude rural já qualificada e com vontade de trabalhar. “Resta-nos agora ouvi-los para trabalharmos com mais chances de acertos e com os olhos voltados ao futuro e às necessidades mais urgentes”, salienta. Os participantes do 2º Salão da Juventude foram eleitos nas etapas regionais dos Encontros da Juventude.

Salão da Juventude – O Salão da Juventude, que já está em sua 2ª edição, surgiu de uma demanda oriunda dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Paraná e do Instituto Emater durante as Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Percebemos que a juventude estava carente de um espaço que a ouvisse com exclusividade e de que norteasse suas demandas”, pondera o coordenador estadual de Juventude da Fetaep.

O 1º Salão da Juventude Rural Paranaense, que aconteceu em 2010, em Bocaiúva do Sul, rendeu excelentes frutos à juventude. Dentre eles, a criação da Câmara Setorial de Juventude no Cedraf, com uma cadeira para a juventude rural no Conselho.

Serviço

Dias: de 04 a 06 de julho
Local: Associação Banestado, Praia de Leste.
Mais informações: Marcos Brambilla, coordenador estadual de Jovens da Fetaep – 41-9683-0124.