Notícia

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Juventude rural paranaense segue para Brasília

3º Festival Nacional da Juventude Rural reunirá cerca de 5 mil jovens em Brasília.

Mais de 90 jovens do meio rural paranaense estão seguindo para Brasília, neste domingo, para participar do 3º Festival Nacional da Juventude Rural organizado pela CONTAG, que começa na segunda-feira (dia 27) e segue até quinta (dia 30). Lá se juntarão aos mais de 5 mil participantes do evento que, juntos, lutarão por melhores condições de vida e trabalho no campo. Além dos jovens brasileiros, o Festival contará com a participação de delegações de 10 países da América Latina.

A comitiva paranaense está sendo organizada pela FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), que está custeando em parceria com o SENAR parte das despesas. O presidente da Federação, Ademir Mueller, o secretário de Juventude recém empossado, Alexandre Leal dos Santos, e o secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, que até ontem coordenava a pasta da juventude rural, estarão presentes.

Para Ademir Mueller, trabalhar em favor da politização dos jovens está entre os papéis da FETAEP como entidade representativa da categoria trabalhadora rural. “Estamos investindo na formação dos futuros protagonistas do meio rural. Participar do Festival, além do aprendizado político e social, possibilita uma grande interação cultural o que, ao nosso ver, abre os horizontes acerca da realidade rural brasileira”, pondera Mueller.

Reivindicações - Lutar pelo acesso à terra, por mais políticas públicas e pela sucessão rural estão entre os objetivos do Festival, que será marcado pelo diálogo e pela interação. Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do evento, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.

Segundo Marcos Brambilla, que organizou a participação paranaense, o Paraná será muito bem representado por jovens politizados e exímios conhecedores da realidade rural. "Eles conhecem como é a vida no campo pelo fato de lá viverem e por lá quererem permanecer. Essa juventude não quer sair da área rural, querem sim uma política de renda e mais condições para trabalhar”, afirma. E é justamente esse o objetivo da FETAEP ao lutar pela permanência do jovem na área rural.