Notícia

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Juventude Rural da Regional 3 faz visita de campo

Mais de 60 jovens da Regional 3 fazem visita de campo.

Preocupados em oferecer alternativas de renda e de trabalho aos jovens da Regional 3, dirigentes sindicais da região se uniram e promoveram, no dia 24 de setembro, uma excursão com 61 jovens rurais dos municípios de Altônia, Esperança Nova, São Jorge do Patrocínio, Icaraima, Iporã, Francisco Alves, Maria Helena, Nova Olímpia e São Tomé. Além deles, também estiveram presentes alguns dirigentes sindicais, o coordenador regional de Jovens, Luiz Vicente Tomazini, e o suplente Claudemir Gil.

O município visitado foi Maripá, onde foram recepcionados pelos extensionistas do EMATER, Cesar Ziliotto e Eliana Reis, que na sequência já os encaminharam para duas propriedades com piscicultura, uma com orquidário e outra com agroindústria. Para o assessor técnico de ATER do convênio EMATER/FETAEP, Éder de Oliveira, o objetivo foi mostrar a estes jovens diferentes oportunidades de geração de renda. Exemplo disto foi a visita à piscicultura do jovem Sandro Rohling. Após fazer duas faculdades e trabalhar para outros produtores resolveu investir com planejamento na atividade do peixe. “Muitos jovens da excursão queriam saber por que ele se mantinha no campo e a resposta foi: ‘´porque aqui a minha renda é maior”, relata Eder.

Para Carlos Sestari, presidente do STTR de Iporã e delegado adjunto da Regional, mostrar aos jovens que também podem desenvolver atividades não agrícolas dentro do espaço rural com financiamentos do PRONAF pode ser uma boa alternativa. “Como, por exemplo, a experiência de produção de pizzas semiprontas que foi visitada”, disse.