Notícia

sexta-feira, 03 de agosto de 2018

Jovens do campo reafirmam compromisso com o Jovem Saber

De 1 a 3 de agosto, a juventude rural presente firmou compromissos a favor da formação

Depois de três dias de debates, proposições e troca de experiências, os mais de 380 jovens de todo o país reafirmaram o seu protagonismo e a sua vontade em fortalecer o movimento sindical e representar com força e de forma qualificada os agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as). O evento aconteceu em Brasília, na CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura)

De 1 a 3 de agosto, a juventude rural presente – sendo 11 do Paraná, estabeleceu alguns compromissos, como a criação de uma turma do Jovem Saber em sua comunidade, animar o processo de formação de grupos, intensificar a divulgação e expansão do programa, integrar o Jovem Saber aos Grupos de Estudos Sindicais (GES), entre outros. O secretário de Juventude Rural da FETAEP, Alexandre Leal, coordenou os trabalhos da juventude paranaense.

Jovem Saber - Em 2004, a Contag criou o Programa Jovem Saber, que é um processo de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical

A formação através do Jovem Saber propicia conhecer as bandeiras de luta do movimento sindical, conhecer melhor o município onde vive e as oportunidades que podem existir nele, como agir para tornar a comunidade em que se vive um lugar melhor e conhecer seus direitos e como fazer para que sejam respeitados.

A juventude se organiza em grupos, de 6 a 12 jovens em cada, para passar por essa formação com cartilhas impressas e também virtuais. E, ao longo desses 14 anos, o conteúdo foi passando por adaptações. Agora, em 2018, a CONTAG está investindo em um grande processo de atualização do programa, incluindo a sua marca, identidade visual, conteúdo, tecnologia e escutando a própria juventude rural. Ao longo de sua caminhada, a juventude rural acumulou a conquista de várias políticas: Pronaf Jovem, Nossa Primeira Terra (NPT), Consórcio Nacional da Juventude Rural, Conselho da Juventude, bem como a bandeira da agroecologia.

Com informações da CONTAG