Notícia

quinta-feira, 01 de dezembro de 2016

Jovem paranaense relata experiência na 3ª Plenária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Evento, em Brasília, reúne mais de 400 jovens em defesa pelos direitos dos trabalhadores rurais.

A 3ª Plenária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília, está a pleno vapor. No segundo dia, a jovem paranaense Isabela Albuquerque, de 22 anos, participou da “Roda de Experiências: Juventude e Sucessão Rural”, contando aos participantes, mais de 400 no total, um pouco do seu trabalho no campo. A caravana do Paraná está presente no encontro, que começou no dia 29 e vai até o dia 2 de dezembro, com 14 pessoas.

Com o tema “Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos!”, a Plenária é uma preparação para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontecerá em março de 2017. “É um momento importante para os jovens rurais que estão na luta por melhores políticas públicas que atendam a demanda da juventude pela permanência no campo. Temos políticas públicas como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Habitação Rural, entre outros, mas temos que dar condições para que os jovens tenham acesso a elas. Por isso, esse espaço de debate, conscientização e troca de experiência é fundamental”, esclarece o secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente da FETAEP, Alexandre Leal.

A programação conta com momentos de análise de conjuntura, apresentação de experiências protagonizadas pela juventude rural nos estados e painéis sobre sucessão rural, trajetória e novos desafios na organização juvenil no sindicalismo. Todos esses debates convergem para fortalecer a organização e luta da juventude rural em defesa dos direitos conquistados pela classe trabalhadora.

Temas debatidos - Entre os assuntos estão:
- conjuntura nacional e desafios para a agricultura familiar, a partir da perspectiva da juventude trabalhadora rural brasileira e do fortalecimento das lutas do MSTTR;
- orientar e qualificar a participação dos(as) jovens nos processos de preparação e realização do 12º CNTTR;
- propor estratégias de fortalecimento da organização juvenil no MSTTR e das lutas sindicais;
- definir agenda estratégica em defesa das políticas públicas para a juventude e sucessão rural.

Depoimento - No relato, Isabela, do município de Santa Helena, contou que mesmo formada em Gestão Comercial, pós-graduada em RH e Psicologia Organizacional, continua trabalhando com agricultura. “Sou agricultora e suinicultora com muito orgulho. Trabalho com meus pais e irmã, de forma compartilhada, em uma propriedade de 4 alqueires e mais nove arrendados do meu avô. Trabalhamos com bovinocultura de leite e suinocultura. Na parte da rentabilidade, dividimos conforme o trabalho de cada um”, relatou.

A participação no movimento sindical também é essencial para a jovem, que começou com 15 anos a se envolver nos trabalhos do Comitê Juvenil do Lar Cooperativa, onde, atualmente, é associada e secretária. “Aprendi a valorizar a propriedade e a profissão de agricultor, que prefiro chamar de empresário rural. Nesse período, também conheci o STTR de Santa Helena. Depois de participar de vários eventos e me capacitar, passei a dividir meu coração no anseio de ficar na propriedade e lutar pelos direitos dos agricultores. Com o consentimento dos meus pais, consigo atualmente conciliar esses meus dois sonhos”, explicou.



Galeria de fotos sobre esta notícia

3ª Plenária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

fotos desta galeria