Notícia

segunda-feira, 19 de março de 2012

Iniciativas regionais da Fetaep comemoram o dia da Mulher

Segundo Ademir Mueller, presidente da Fetaep, todo o Movimento Sindical Brasileiro tem ficado muito atendo quanto à inserção da mulher tanto no mercado de trabalho quanto no universo sindic

No mês de março, no dia 08, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, a Fetaep, com o apoio do Senar, realizou e continuará realizando nos meses de abril e maio uma série de iniciativas que envolverá ao todo cerca de 30 mil mulheres no Paraná. Apenas em março, as atividades foram realizadas em Tijucas do Sul, Ortigueira, Prudentópolis, Colorado, Astorga, Ubiratã, Paranacity, Umuarama, Cianorte, Medianeira, Jesuítas e Palmas. Além desses, há ainda os municípios que promoveram ações com recursos próprios.
 
Palestras, seminários, passeatas, oficinas e debates fizeram parte da programação, que abordou temas que foram desde a valorização da mulher dentro do meio rural até as questões referentes à autoestima feminina e a sua inserção na sociedade, na política e no MSTTR.
 
Segundo Ademir Mueller, todo o Movimento Sindical Brasileiro tem ficado muito atendo à inserção da mulher, tanto no mercado de trabalho quanto no universo sindical. “Não apenas a Fetaep, que já mantém por dois mandatos uma diretoria voltada às mulheres, mas também a própria Contag e demais Federações têm previstos em seus estatutos cotas destinadas ao público feminino e aos jovens”, comenta.
 
E, justamente para reforçar esse propósito, a Federação, por decisão do 1º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná, elaborou um modelo de estatuto padronizado aos sindicatos que prevê, entre outras questões, a cota mínima de 30% de mulheres e 20% de jovens. “Esse modelo deverá ser adotado a partir de agora e faz parte de um movimento sindical mais transparente e democrático”, salienta.
Parabéns a todas as mulheres pela data especial e continuem lutando por seus ideais sempre!