Notícia

domingo, 15 de maio de 2016

Grupo Rosa de Peabiru visita Agroindústrias em Nova Aurora

Formado por 20 agricultoras familiares, o Grupo completa um ano de existência em agosto com o objetivo de buscar o empoderamento da mulher do campo.

No dia 13 de maio as integrantes do Grupo Rosa de Mulheres Rurais, além de alguns agricultores dos municípios de Janiópolis, Moreira Sales e Ubiratã, participaram de uma excursão para o município de Nova Aurora com o objetivo de conhecer o Circuito das Agroindústrias Familiares.

O grupo, formado por 26 pessoas, foi recepcionado em Nova Aurora pelo técnico local da Prefeitura, João Jamil Bernis. As propriedades visitadas foram definidas de acordo com o perfil do Grupo Rosa, considerando a demanda apresentada pelo grupo. Todos os locais visitados têm em comum o protagonismo das mulheres na administração e iniciativa dos negócios, buscando reforçar o importante papel feminino também na economia rural e familiar. Durante as visitas, o grupo trocou experiências com as produtoras e empreendedoras, tirando dúvidas a respeito do funcionamento dos negócios, Legislação Sanitária, recursos e crédito rural, assessoria, comercialização e dificuldades enfrentadas.

O Grupo Rosa é formado por 20 agricultoras familiares e foi criado em agosto de 2015, a partir de uma iniciativa do STTR de Peabiru e da assessora regional da Fetaep/Emater Solange Santos, com o objetivo de estimular o empoderamento das mulheres e buscar alternativas de renda no segmento. A excursão contou com o apoio da FETAEP, do Senar e do Instituto Emater.