Notícia

terça-feira, 29 de novembro de 2011

GES Mulheres destacou a importância dos conselhos municipais

Para a coordenadora estadual de Mulheres, Mercedes Demore, a conversa foi muito oportuna tendo em vista que a maioria das participantes é titular ou suplente de algum conselho municipal.

Após a mística de integração, a assessora da Região 05 da Fetaep, Solange Santos, iniciou sua palestra.
 

A 4ª etapa de 2011 do Grupo de Estados Sindicais (GES) de Mulheres foi realizada no dia 29 de novembro, na Fetaep. A temática abordada nesta edição foi a importância da participação popular, principalmente das mulheres, nos conselhos municipais. O tema foi apresentado pela assessora da regional 05 da Fetaep, Solange Santos – grande conhecedora do tema – que apresentou as relações de poder existentes dentro dos conselhos. Além disso, ela também falou sobre o papel de cada membro dentro de um conselho e demonstrou o que a constituição diz acerca da participação popular. “Procurei abordar o tema de uma forma mais generalizada demonstrar como uma ação integral realizada por meio de um conselho pode transformar um município”, diz Santos.
 
Para a coordenadora estadual de Mulheres, Mercedes Demore, a conversa foi muito oportuna tendo em vista que a maioria das participantes é titular ou suplente de algum conselho municipal. “Diante disso, é que escolhemos essa temática visando preparar as mulheres para uma participação e uma atuação mais efetivas”, afirma Demore, dizendo ainda o Movimento Sindical está em busca de conselheiros que atuem, votem e opinem em prol das causas rurais.
 
Durante a abertura, o vice-presidente da Fetaep, Mário Plefk, incentivou as mulheres a lutarem por mais espaço e pela ampliação da cota dos 30%. “Sonho em ver as mulheres mais fortes e atuantes no sindicalismo. Sei que vocês são capazes”, continuou Plefk. Já a secretária de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi, destacou a importância da ousadia feminina. Está na hora de sermos mais ousadas do que já fomos e refletir que está na hora de lutarmos por mais”, disse.