Notícia

sexta-feira, 05 de setembro de 2014

Fumageiras recomendam redução na produção

Medida desagrada produtores paranaenses

Produção de fumo deve ser mantida no Paraná.

 


Em uma tentativa de regular o mercado nacional de tabaco, a Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra) tem recomendado que produtores diminuam o plantio de tabaco. No entanto, a área destinada ao cultivo do produto no Paraná não deve ser reduzida, conforme comenta o fumicultor e presidente do STTR de Piên, Agnaldo S. Martins. Segundo ele, a resistência para a redução é grande uma vez que, ao reduzir a área de plantio, o produtor tem menos produto a oferecer e com isso um lucro menor.

A FETAEP recomenda que os produtores mantenham a produção conforme foi acordado em contrato com as fumageiras. De acordo com o secretário de Política Agrícola, José Carlos Castilho, as empresas calculam e estimam os números da produção. “Porém, quando percebem que a oferta está maior, orientam a redução já dando indícios de que não terão condições de pagar por toda a produção”, diz. Isso ocorre, continua ele, por conta do abarrotamento do produto no mercado – o que acaba empurrando os preços para baixo.

BOX - Motivo da queda - A queda nos preços do fumo tem deixado produtores descontentes. A Afubra aponta como uma das principais causas deste cenário a grande produção vinda do continente africano, em especial do Zimbábue, que apresenta qualidade semelhante ao do produto brasileiro, porém com preços que chegam a U$ 1 dólar a menos. Outro ponto que explica a queda nos preços do fumo, segundo Afubra, é a diminuição constante do consumo de cigarros no Brasil.