Notícia

quinta-feira, 04 de março de 2021

Fetaep vai integrar grupo de trabalho sobre Agrotóxicos e o bicho-da-seda

Equipe reuniu-se com secretário para buscar soluções

Nós últimos dias sericultores, apicultores e hortifrutigranjeiros do Paraná relataram que a aplicação de agrotóxicos (24D) nas lavouras de cana-de-açúcar, soja e mandioca, nas intermediações de suas propriedades, estaria atingindo seus cultivos, prejudicando animais e lavouras, provocando inclusive a morte dos bichos-da-seda e abelhas em alguns casos. 

Segundo eles, muitas das apliações são feitas fora das recomendações técnicas, que exigem condições como distanciamento mínimo, horários específicos, regulagem dos bicos, direção do vento. Estas aplicações geralmente são feitas por avião. 

Os agricultores prejudicados pediram providências aos órgãos competentes. A equipe técnica da Fetaep esteve nesta quinta-feira, dia 04 de março, com o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, falando sobre o tema, para entender melhor a situação e discutir soluções. 

O secretário destacou que existe um grupo de trabalho que está tratando do tema e convidou a Fetaep a fazer parte dele, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O grupo quer entender melhor os casos relatados e buscar soluções que possam promover a convivência da diversidade de culturas. 

"Nosso objetivo é acrescentar informações e auxiliar, buscando soluções para o problema. Tão logo tenhamos mais informações, levaremos ao agricultor, juntamente com este grupo", afirma Marcos Brambilla, presidente da Fetaep.