Conheça o Espaço FETAEP

27/05/2010 | Agrícola | Sociais | Comunicação/Imprensa

Fetaep participou da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

Agricultores cobraram mais políticas públicas para o meio rural

Muitas bandeiras de luta da Fetaep foram discutidas na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável Solidário do Paraná, que aconteceu de 25 a 27 de maio em Curitiba. Segundo o coordenador Estadual de Jovens, Marcos Brambilla, tal fato só demonstrou que a Fetaep está no caminho certo ao debater constantemente ações em torno do desenvolvimento socioeconômico, da sucessão rural, da qualidade de vida e do meio ambiente sustentável.

Entre as demandas levantadas pelos participantes durante o evento, a Fetaep destaca as discussões acerca da organização e da gestão dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural – entidades que ajudam encaminhar políticas públicas ligadas à agricultura familiar. De acordo com Brambilla, para a maioria dos delegados presentes, os Conselhos devem atuar de uma maneira mais deliberativa e em parceria com a sociedade civil. “Nossa intenção é colaborar com os gestores públicos”, pondera Brambilla, que participou de vários debates e oficinas durante a Conferência.

Os participantes da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural e Sustentável Solidário também solicitaram que os municípios destinem uma verba para a agricultura familiar a ser gerida pelo Conselho Municipal. “Não é justo não recebermos um retorno daquilo que contribuímos com o pagamento dos nossos impostos”, disse o coordenador estadual de Jovens, que também destacou a atuação dos jovens e das mulheres durante as atividades. “Eles participaram com qualidade e comprometimento”, afirmou Brambilla. 

O evento contou com a participação de 710 delegados eleitos em 317 conferências municipais e 20 regionais realizados desde o final do ano passado. A Conferência foi organizada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cedraf), Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Fetaep participou como representante dos trabalhadores rurais. Ao término das atividades, os grupos de discussão elaboraram uma carta de propostas que será levada ao próximo governador do Estado.
Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

09/07/2018 - Marcos Brambilla fala sobre divulgação do Plano Safra

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3149-9200 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br