Notícia

quarta-feira, 04 de setembro de 2019

FETAEP participa do lançamento de programa de apoio ao cooperativismo da agricultura familiar

Coopera Paraná foi lançado juntamente com lei que prevê alimentação orgânica nas escolas

Na última terça-feira (3) foi lançado o Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no Paraná, o Coopera Paraná. No Palácio do Iguaçu, o governador do estado Ratinho Junior regulamentou a Lei 16.751/10, que prevê alimentação 100% orgânica para as escolas públicas estaduais até 2030. Atualmente, o percentual correspondente aos alimentos orgânicos nas escolas é de somente 8%.

O lançamento do programa coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento contou com a presença da diretoria da FETAEP, representantes do poder legislativo e das principais instituições ligadas à agricultura, fomento e crédito como Unicafes, Sebrae, Emater, Consea-PR, além das lideranças das cooperativas do estado como Ocepar, Fecoopar e Sescoop.

Marcos Brambilla, presidente da FETAEP, afirma que a importância do programa para o trabalhador é que proporciona um salto de qualidade e alcance do seu produto. “Quando o agricultor se organiza em cooperativas, ele consegue agregar valor ao alimento produzido e atender um mercado maior e mais exigente”, diz.

“Sozinho o produtor consegue atuar somente no município. Quando se junta com outros em uma cooperativa, já consegue alcançar diversas cidades e até um grande polo comercial, que precisa de segurança nos produtos e uma quantidade que antes ele [agricultor] não conseguiria produzir”, afirma Brambilla.

Ele ainda destacou que o Coopera Paraná “por meio do apoio às pequenas cooperativas, traz mais renda para o trabalhador rural e, com isso, ele consegue modernizar a sua produção e ter mais qualidade de vida, porque oferece um serviço especializado e recebe proporcionalmente”.

O programa é um grande passo para alavancar o setor cooperativista, que conta atualmente com 180 cooperativas em todo o estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 84% das propriedades rurais do Paraná pertencem à agricultura familiar, e são responsáveis por mais de 50% dos alimentos produzidos pelo estado. O governador Ratinho Junior ressaltou que “a ideia do programa é fazer com que o Paraná aumente o número de pequenas cooperativas, processe mais alimentos e, consequentemente, consiga produzir alimentos cada vez mais saudáveis”, disse.

Leonardo Boesche, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná, confirmou a importância das cooperativas no desenvolvimento do estado. Segundo ele, sete das dez maiores do Brasil estão no Paraná. “A primeira condição para se ter uma cooperativa é a necessidade. A segunda é um grupo de pessoas interessadas. A terceira é a viabilidade econômica”, enumerou. Ainda destacou que essa iniciativa fará com que o sistema cooperativista chegue a áreas que ainda não estão consolidadas.

O Coopera Paraná prevê ações conjuntas entre iniciativa pública e privada. Essas ações englobam todo o assessoramento e acompanhamento das cooperativas nos aspectos administrativos, financeiros, técnicos e de qualificação. Outra ação prevista pelo programa é a do apoio financeiro subsidiado pelo governo do estado, voltado para obras, aquisição de máquinas e contratação de especialistas. O primeiro edital do programa já está aberto a projetos de negócios com recursos de R$30 milhões, em que cada um pode receber até R$420 mil. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de setembro nos Núcleos Regionais da Secretaria da Agricultura.



Galeria de fotos sobre esta notícia

FETAEP participa do lançamento de programa de apoio ao cooperativismo da agricultura familiar

fotos desta galeria