Notícia

sábado, 10 de dezembro de 2016

FETAEP participa de capacitação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberani

II módulo do curso foi realizado em dezembro, em Brasília.

A CONTAG realizou de 8 a 10 de dezembro, no seu Centro de Formação, em Brasília-DF, o 2º módulo do Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional. O secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente da FETAEP, Alexandre Leal, esteve presente.

O curso tem como objetivo capacitar trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes, lideranças sindicais e assessoria do MSTTR nos programas de cooperação internacional para a agricultura familiar, com enfoque em soberania alimentar, nutricional e agroecologia.

Segundo Leal, o curso de formação contribui muito para os dirigentes que estão participando, com conteúdo extremamente importante para o fortalecimento da agricultura familiar e a compreensão de como está organizado o mercado do Brasil e do mundo. “A agricultura familiar tem um papel fundamental. Ela é responsável pela produção de 70% da produção de alimentos do mundo. Por isso, temos debatido as políticas públicas que atendem a demanda dos agricultores, como Pronaf, PNFC, Habitação, entre outros, como também sobre o grande número de agricultores que não têm acesso a nenhum tipo de programa do Governo”, esclarece.

O curso foi divido em três unidades temáticas: módulo I: Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional; módulo II: Soberania Alimentar e Cooperação/ Relação Internacional na Produção Familiar e Comercialização; e módulo III: Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional com enfoque na Agroecologia.

Entre os temas que serão trabalhados neste II módulo, estão: Relações de Trabalho no Brasil e no mundo; Proteção Internacional de Fronteiras para assuntos de Imigração; atuação Regional da COPROFAM no MERCOSUL; Análise crítica da Agricultura Familiar brasileira e suas Relações com a Agricultura Familiar Internacional – cenário atual e perspectivas e comercialização de produtos; Importância da produção da Agricultura Familiar no Brasil e no mundo; Avanços de Políticas Públicas/ cooperação Internacional para Agricultura Familiar no âmbito do MERCOSUL, entre outros.