Notícia

segunda-feira, 15 de março de 2010

Fetaep participa da Marcha Mundial da Mulher em São Paulo

Mais de 3 mil mulheres participam do movimento que, do dia 08 ao dia 18, passarão por 10 municípios do Estado paulista

Amanhã, dia 16, doze mulheres ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) estarão participando da Marcha Mundial de Mulheres, em São Paulo. Amanhã, a caminhada sai de Jordanésia rumo a Perus - municípios próximos da capital paulista. O movimento já passou por Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea, Cajamar. Dia 17 será a vez de Osasco e 18 de São Paulo. Ao todo, mais de 3 mil mulheres participarão do movimento.

A Marcha Mundial das Mulheres nasceu no ano 2000 e reúne mulheres de todo o mundo. No Brasil, a caminhada integra trabalhadoras rurais com trabalhadoras urbanas, que debatem pontos acerca da luta da mulher no mercado de trabalho. Todas as trabalhadoras rurais são ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

Mês da mulher - No mês de março, a Fetaep está envolvida em uma série de outras ações em prol da mulher trabalhadora rural. Ao todo, está apoiando a realização de 43 eventos pelo interior do Estado, que congregarão cerca de 13.690 mil mulheres. A coordenadora estadual de Mulheres da Fetaep, Mercedes Demore, tem participado de algumas atividades. Na última semana, esteve nos municípios de Astorga, Cantagalo e Umuarama.

O principal ponto abordado pela Fetaep durante as atividades diz respeito à produção da agricultura familiar voltada ao fornecimento de alimentos à merenda escolar. “O governo determina que 30% dos alimentos da merenda escolar devem ser provenientes da agricultura familiar. Em virtude disso, salientamos a importância da organização e união entre as trabalhadoras para que esse repasse aconteça efetivamente”, comenta Demore.

Além disso, aspectos referentes à geração de emprego e renda no campo, à violência sexista no meio rural e à auto-estima da mulher trabalhadora agrícola também foram discutidos durante as atividades.

Municípios abrangidos – Curitiba, Bom Jesus do Sul, Itapejara d Oeste, S. Izabel do Oeste, São João, Vitorino, Pato Branco, Honório Serpa, Mariópolis, Vera Cruz do Oeste, Medianeira, Umuarama, Nova Esperança, Ourizona, Tamarana, Astorga, Bela Vista Paraíso, S. Jerônimo da Serra, Cantagalo, Paula Freitas, Verê, São Jorge d Oeste, Missal, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Nova Aurora, Espigão Alto do Iguaçu, Céu azul, Mandaguaçu, Apucarana, Ortigueira, Borrazópolis, Tijucas do Sul, Grandes Rios, Agudos do Sul, Mandirituba, Lapa, Londrina, Guamiranga, Itambé, Sapopema, Carlópolis e São Jerônimo da Serra.

Renata Souza
Assessoria de Imprensa Fetaep
imprensa@fetaep.org.br
41-3322-8711