Notícia

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

FETAEP participa da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

Evento foi preparação para 12º Congresso que acontecerá em março de 2017.

A FETAEP, representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Marucha Vettorazzi, e por uma delegação formada por 23 mulheres de vários municípios do estado do Paraná, participou da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (PNMTR). O encontro, que teve o lema “Margaridas trabalhadoras rurais por paridade rumo à igualdade - A luta é todo dia!”, aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, em Brasília-DF.

Ao todo, mais de 400 mulheres se reuniram para definir as etapas de preparação para o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (12º CNTTR), que será realizado em março de 2017. Com a finalidade de deliberar os rumos da luta do MSTTR até 2021. Na ocasião, foi analisado o texto base do Congresso, focando os pontos importantes para a luta das mulheres, tanto dentro do movimento sindical quanto no contexto político, econômico e social do país e do mundo.

Para Marucha, o objetivo da Plenária é o empoderamento feminino. “É necessário o fortalecimento da luta e organização das trabalhadoras rurais no MSTTR”, afirma. Atualmente, o regimento da CONTAG estabelece a paridade, com 50% de representatividade para mulheres e 50% para homens, estendendo para as Federações e Sindicatos. “A paridade não é apenas número, ela significa uma nova relação sindical, é preciso agir efetivamente para que as mulheres participem em todas as instâncias, desde o Sindicato, passando pela Federação e até a Confederação. A paridade é o caminho para uma mudança na sociedade”, comenta.

Carta Política - Na Plenária, foi elaborada a Carta Política, um documento que mostra a unidade de luta das mulheres. “Esta carta, que será levada para as nossas bases, é o posicionamento das Margaridas Trabalhadoras Rurais frente a essa conjuntura que será divulgada a toda a sociedade. Creio que, através de mobilizações organizadas pelos nossos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, vamos nos estruturar desde já, para que tenhamos um Congresso produtivo e vitorioso, que aborde todas as aspirações e direitos de nossas mulheres”, declara Marucha.

Noite Cultural - Além das apresentações de cada região, também foi realizada uma Feira de Troca de Sementes e Saberes. A novidade da 6ª PNMTR propiciou a exposição, troca e distribuição de sementes crioulas por representantes dos estados de Roraima, Maranhão, Pará, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Alagoas e Pernambuco expuseram, trocaram e distribuíram sementes crioulas.


Áudio(s) sobre esta nóticia

6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

Autor: Colmeia

clique aqui para baixar o arquivo deste áudio.



Galeria de fotos sobre esta notícia

FETAEP participa da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

fotos desta galeria