Notícia

terça-feira, 07 de março de 2017

FETAEP organiza manifestação contra Reforma da Previdência Social Rural

Mais de seis mil trabalhadores rurais são esperados em Cascavel, Curitiba e Maringá.

No dia 8 de março, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), representada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (FETAEP) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, fará uma grande manifestação contra as propostas da Reforma da Previdência (PEC 287) que afetam a classe trabalhadora rural. Mais de seis mil participantes são esperados, a partir das 8 horas, em Cascavel, Curitiba e Maringá.

Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, esta é mais uma das ações de uma forte campanha que está acontecendo em todo o Brasil. “A reforma da Previdência apresentada é extremamente negativa e nociva aos trabalhadores rurais e irá prejudicar, principalmente, jovens e mulheres. Muitas pessoas poderão deixar o campo por não ter perspectiva da proteção da Previdência Social. O que está sendo apresentado na PEC 287 prejudica os direitos dos trabalhadores rurais ao invés de evitar possíveis fraudes”, argumenta.

Caravanas de todo o estado se reunirão nessas três cidades para a manifestação. Como forma de protesto e para mostrar a importância do trabalhador rural, em Curitiba será distribuída aproximadamente 1,5 tonelada de alimentos, entre feijão, cebola e batatinha, para quem estiver passando pela rua no momento do manifesto. Em Cascavel e Maringá, serão arrecadados alimentos entregues cestas de alimentos produzidos no campo a entidades carentes. “Queremos mostrar que nós, trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores familiares e assalariados rurais, somos os responsáveis pelo alimento que chega à mesa de todos os cidadãos. Sem nosso trabalho e suor, muitos seriam prejudicados”, destaca o presidente da FETAEP.

De acordo com o secretário de Previdência Social da Federação, Carlos Gabiatto, as propostas da emenda em relação aos rurais são totalmente prejudiciais, mas em destaque estão: a exigência de contribuição individualizada dos segurados especiais tendo por base alíquota incidente sobre o salário mínimo (redação dada pela PEC 287 ao Parágrafo 8º do artigo 195 da Constituição Federal), idade de 65 anos para trabalhadores e trabalhadoras se aposentarem na área rural e tempo de contribuição mínima de 25 anos (redação dada ao § 7º do art. 201 da CF).

O movimento da FETAEP, STTRs e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) é apartidário e sua legitimidade é em defesa dos direitos dos trabalhadores/as rurais, agricultores/as familiares e assalariados/as rurais.

Serviço:
Data: 8 de março de 2017
Horário: a partir das 8 horas
Concentração:
Curitiba - Praça Tiradentes
Cascavel - Praça do Migrante
Maringá - Estádio Willie Davids