Notícia

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fetaep no encerramento do Empreendedor Rural 2011

Mais de quatro mil produtores e trabalhadores rurais de todo o Estado participaram, na manhã de 28 de novembro, do encerramento do Programa Empreendedor Rural 2011

Em seu discurso, Ademir Mueller parabenizou os grandes parceiros e inventores do Empreendedor Rural: Faep, Senar e Sebrae

Mais de quatro mil produtores e trabalhadores rurais de todo o Estado participaram, na manhã de 28 de novembro, do encerramento do Programa Empreendedor Rural 2011. A Fetaep, uma das entidades organizadoras do encontro, participou da abertura, sendo representada pelo presidente Ademir Mueller. Para ele, o evento é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil e aproveitou para parabenizar a Faep, o Senar e Sebrae, grandes parceiros e inventores do Progarama, e a todos os agricultores e trabalhadores, homens e mulheres, jovens ou não, que participaram dos cursos de qualificação profissional do Senar.
 
Em seu discurso, Mueller destacou a importância da formação profissional no cotidiano dos trabalhadores rurais. “Considerando a contribuição da agricultura para a geração de riquezas para o país, enfatizamos a importância das unidades produtivas de base familiar, que sustentam a produção de alimentos, garantindo a geração de trabalho e a segurança alimentar para a população”, ponderou. Outro ponto destacado pelo presidente da Fetaep foi a sucessão rural. “É preciso valorizar a potencialidade da juventude que bravamente insiste em permanecer no campo”, salientou.

Para o presidente da Faep, Ágide Meneguette, esta parceria entre o Sebrae, a Fetaep e o Sistema Faep/Senar tem sido vital para dar um novo impulso às atividades  do campo, de forma moderna e mais segura, com mais conhecimento e firmeza por parte de seus agentes", ressaltou.

Durante o evento, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, destacou a importância da qualificação no campo. "Nós precisamos dedicar tempo para aprender e compreender a missão de produzirmos com qualidade. Precisamos ampliar a renda no campo por meio da qualificação e garantir um futuro melhor para todos", avaliou.
 
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, José CArlos Vaz, enumerou os desafios para o agronegócio nos próximos anos, entre eles intensificar a reformulação do ministério. Segundo ele, a modernização e reestruturação do campo estão na qualificação. "Com certeza o produtor deve investir para somar um diferencial lá na frente. Ele precisa pensar no amanhã".
 
Histórico - Criado pelo Senar-PR em 2003, em parceria com o Sebrae-PR e, posteriormente com a adesão da Fetaep, o Programa Empreendedor Rural é um modelo para o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O programa oferece ao agricultor as ferramentas do empreendedorismo no agronegócio, ampliando sua capacidade de enxergar e analisar as oportunidades do mercado. Assim o produtor pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados.