Notícia

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fetaep mobiliza 25 mil mulheres em eventos municipais

Objetivo é valorizar a figura da mulher dentro e fora do local de trabalho e principalmente no movimento sindical

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Fetaep em parceria com os STTR´s e com o Senar tem realizado uma série de eventos por todo o Estado voltado ao público feminino. Até o final de maio terão acontecido 32 encontros com aproximadamente 25 mil participantes. Segundo a coordenadora estadual de Mulheres da Federação, Mercedes Demore, a demanda foi tão grande que apenas o mês de março não foi suficiente para a realização dos eventos. “Por isso, tivemos que estender as atividades para os meses de abril e maio”, justifica.

O objetivo da Fetaep ao somar esforços para a realização de tantos eventos é valorizar a figura da mulher dentro e fora do local de trabalho e principalmente no movimento sindical. “Em nossas palestras, sempre ressaltamos a importância do público feminino dentro dos Sindicatos e nas nossas mobilizações”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, que participou de alguns dos eventos juntamente com a coordenadora estadual de Mulheres e a secretária de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi.

Os encontros também abordaram questões em torno dos direitos previdenciários da mulher e da autonomia financeira por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em Londrina, por exemplo, as 600 vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas. Segundo o assessor técnico da Fetaep na região, Evalton Turci, o interesse das participantes deveu-se à possibilidade de troca de experiências e à valorização da mulher agricultora.

Uma das palestrantes dos eventos foi a assistente social do Instituto Emater de Cascavel, Jussara Walkowicz. Ela ressaltou todas as atividades que a mulher rural faz na propriedade, desde comidas que preparam ou hortaliças que plantam, até artesanatos que confeccionam. De acordo com ela, existe um mercado para esses produtos. “O primeiro passo empreendedor é escolher qual será o negócio desenvolvido. Além disso, fazer parte de uma cooperativa pode ser um caminho para a comercialização dos produtos”, orientou.