Notícia

quarta-feira, 03 de março de 2010

Fetaep levou 100 trabalhadoras rurais à comemoração ao Dia da Mulher

Superando as expectativas, passeata mobilizou mais de 500 trabalhadoras das mais diversas atividades econômicas e causas

Aconteceu no último sábado, dia 06 de março, em Curitiba, a “Marcha dos 100 Anos de Luta, História e Conquistas da Mulher” em comemoração ao centésimo Dia Internacional da Mulher – 08 de março. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) foi representada pela diretoria executiva, entre elas a coordenadora Estadual de Mulheres, Mercedes Demore, e por mais 100 trabalhadoras rurais.

“Nosso objetivo foi demonstrar às trabalhadoras urbanas e à sociedade de uma maneira em geral a importância do nosso papel dentro da agricultura familiar e entre os assalariados rurais”, adianta Mercedes. Além disso, durante a Marcha, a Fetaep também apresentou a sua luta pela adoção de políticas de soberania alimentar, com a utilização de produtos orgânicos, visando à preservação do meio ambiente e seguindo os parâmetros da agroecologia – que se utiliza de recursos naturais para repelir possíveis predadores da lavoura.

A caminhada representa um ato unificado entre várias organizações e movimentos de mulheres do qual a Fetaep faz parte. Ao todo, a passeata mobilizou mais de 500 trabalhadoras, das mais diversas atividades econômicas e causas.

Serviço - Até às 10h, do dia 06 de março, a Marcha estará concentrada na Praça Santos Andrade. Após, seguirá rumo à Boca Maldita, percorrendo toda a XV de Novembro.

Comemoração – Foi em 1910, no Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado na Dinamarca, que a militante alemã Clara Zetkin propôs a instauração da data de 08 de março, como sendo o Dia Internacional da Mulher.
 
 


Renata Souza
Assessoria de Imprensa Fetaep
41-3322-8711