Notícia

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FETAEP levará 46 delegados ao 12º CNTTR

Mais de 100 dirigentes sindicais dos STTRs e lideranças rurais do Paraná debateram o Texto Base.

Nos dias 17 e 18 de novembro, a FETAEP foi sede da Plenária Estadual preparatória para o 12º do Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR). No encontro, mais de 100 dirigentes sindicais dos STTRs do Paraná e lideranças rurais debateram o Texto Base e definiram 46 delegados que representarão o Estado. Os participantes foram escolhidos em Assembleia nos Sindicatos que se enquadraram no Regimento Interno do Congresso da CONTAG.

Para o aprofundamento do Texto Base, os participantes da Plenária foram divididos em três grupos que, ao final, reuniram-se para unificar as propostas e enviá-las à CONTAG. “Tivemos dois dias de trabalho intenso, com uma discussão rica e produtiva. Sugerimos novas propostas para serem inclusas no documento e também importantes modificações, visando condições melhores para o agricultor familiar do nosso estado”, comenta o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

Ele ressalta que muitos dos avanços e conquistas de políticas públicas para o meio rural são pautados a partir das propostas elaboradas e enviadas ao Congresso. Além disso, o documento baseará as atividades da chapa eleita para os próximos quatro anos. “Quem for eleito terá que cumprir o que o Congresso deliberar. Por isso, nossa atenção foi redobrada nessa Plenária”, explica.

Paridade – Comparada aos anos anteriores, a quantidade de delegados eleitos foi menor. Essa situação se deve a uma deliberação da CONTAG sobre a paridade de gênero, que constou no Regimento Interno, como condições para participar do CNTTR. Portanto, dos 46 delegados e delegadas que vão ao Congresso, 26 são mulheres e 26 são homens. Além disso, é preciso ter representantes da Terceira Idade e 20% de jovens.

O Regimento também coloca como obrigatoriedade que a diretoria dos Sindicatos e Federações tenham no mínimo 30% de mulheres trabalhadoras rurais. “Estamos nos organizando para aumentar a representatividade feminina que é tão importante na agricultura familiar”, explica o presidente da FETAEP.

12º CNTTR - São convidadas as 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos, desde que estes cumpram as normas do Regimento Interno e dos Estatutos da CONTAG. O encontro acontecerá entre os dias 13 e 17 de março de 2017, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF. Na ocasião, também serão realizadas as eleições para a diretoria e conselho fiscal da CONTAG, gestão 2017/2021.

Região Sul - A Plenária contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, que é de Santa Catarina, e do secretário da Agricultura Familiar e Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e 2º vice-presidente da FETAG-RS, Sérgio de Miranda. Ambos salientaram a importância de um debate qualificado para o fortalecimento do movimento sindical. “Estamos passando por um período que o desafio é manter as conquistas dos anos 80 para depois avançar nas conquistas”, comenta Miranda. Para Rovaris, o Sul precisa construir um posicionamento conjunto “para defender os pontos de vista e convicções da região perante o Congresso”.


Áudio(s) sobre esta nóticia

O presidente Ademir Mueller fala sobre a Assembleia e Plenária realizada na FETAEP

Autor: Colmeia

clique aqui para baixar o arquivo deste áudio.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Plenária Estadual do 12º CNTTR

fotos desta galeria