Notícia

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

FETAEP leva mais de 6 mil trabalhadores rurais ao Show Rural 2017

Evento, realizado em Cascavel, é uma escola a céu aberto para a agricultura.

E mais uma vez o Show Rural Coopavel foi sucesso de público e informação. Mais de 240 mil pessoas visitaram o evento que aconteceu entre 5 e 10 de fevereiro, em Cascavel (Oeste do Paraná). Do total de visitantes, 6.031 foram levados pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Paraná (FETAEP), em 136 caravanas formadas por trabalhadores e trabalhadoras rurais.

De acordo com o presidente da Federação, Ademir Mueller, existe uma preocupação muito grande em coordenar a logística e a participação desses agricultores no Show Rural pela qualidade do evento. “Percebemos que são cinco dias que podem ajudar em anos de trabalho, pois estimula a continuidade no campo de forma sustentável com renda e qualidade de vida. O evento, em suma, representa uma grande oportunidade para inspirar ideias e instigar a realização de novos projetos por parte dos trabalhadores rurais, como produzir mais e com qualidade no mesmo espaço de terra”, explica.

Além do conhecimento propiciado pelas conversas informais com os técnicos e pesquisadores, os agricultores têm acesso a preços diferenciados mediante as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e das instituições financeiras participantes e conhecem maquinários de pequeno e médio porte que podem ser utilizados nas propriedades familiares.

História - Desde 2006, a FETAEP – em parceria com SENAR e COOPAVEL – organiza a participação dessas caravanas oriundas de diversas localidades do estado, principalmente da Região Oeste. Contando 2017, mais de 60 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais - jovens, idosos, mulheres e até mesmo crianças - já foram levados pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) ao evento.