Notícia

domingo, 17 de maio de 2015

FETAEP lança Manual da Previdência Social

Material tem o objetivo de facilitar a vida do trabalhador e da trabalhadora rural, assim como dos dirigentes sindicais quando o assunto é Previdência Social.

A FETAEP lançou, no início de abril, o “Manual da Previdência Social: um direito de todos e de todas”. Com uma tiragem de 4 mil exemplares, o Manual tem o objetivo de esclarecer as dúvidas e manter as bases informadas. Seu grande propósito é facilitar a vida tanto do trabalhador quanto do dirigente sindical, uma vez que possui uma linguagem didática e conta com muitas ilustrações.

Para o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, mesmo com a garantia constitucional dos direitos previdenciários previstos pela Constituição de 1988, ainda são muitas as dúvidas relacionadas à legislação. Além disso, milhares de pessoas do meio rural continuam excluídas desses direitos e, em muitos casos, em virtude da falta de informação.

Já a secretária de Previdência do mandato passado, Marucha Vettorazzi, afirma que apesar da grande luta e das inúmeras conquistas, ainda são grandes os desafios previdenciários com relação aos trabalhadores do campo. “Por isso, sentimos a necessidade de um material gráfico de fácil compreensão”, salienta Marucha, que a partir do dia 24 de abril assumiu secretaria de Mulheres e as atividades voltadas à Saúde e à Erradicação do Trabalho Infantojuvenil da Federação.

Segundo o novo secretário de Previdência Social, Carlos Gabiatto, cogita a possibilidade de realizar eventos de formação trabalhando com esse material. “Pretendemos organizar em breve encontros com as regionais utilizando a cartilha como material de instrução e formação, levando assim o conhecimento e a informação diretamente aos trabalhadores”, afirma.

Alguns Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) já vêm solicitando mais exemplares. Caso o seu STTR também precise, basta entrar em contato com a FETAEP.


Arquivo(s) sobre esta nóticia