Plano Sustentar

29/11/2017 | Juventude

FETAEP lança cartilha da juventude

Trajetória da Juventude Rural é relatada em cartilha

Com uma caminhada mais recente dentro do Movimento Sindical, a juventude trabalhadora rural nos últimos 10 anos foi ganhando vez e voz e conquistando cada vez mais seu espaço. Mostraram, em tão pouco tempo, que com garra e força de vontade é possível sim organizar e mobilizar a base jovem do meio rural. E, para isso, escolheram como caminho a formação de base junto desses jovens.

“Tudo começou a mudar na minha vida quando em 2004 saí da minha propriedade, em Capitão Leônidas Marques, em busca de formação e informação, por isso não poderíamos ter escolhido outro caminho para trabalhar com a juventude que não fosse esse”, revela Marcos Junior Brambilla, que foi o primeiro coordenador estadual de Jovens da FETAEP, e atualmente é vice-presidente e secretário de Política Agrícola. A chegada de Brambilla à FETAEP se deu, oficialmente, em 2006, com a alteração estatutária que formalizou a política de cotas de jovens dentro da diretoria da Federação.

Foi então que em 2007 iniciou-se uma série de eventos, seminários, capacitações, congressos, entre muitos outros espaços de discussões e debates dentro da FETAEP. “Todos com o objetivo de tornar a juventude protagonista do meio onde viviam e trabalhavam”, conta Brambilla. Entre os primeiros trabalhos formativos realizados assim que chegou à FETAEP, Brambilla destaca Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros. “Em pouco tempo conseguimos capacitar mais de 150 jovens, durante 400 horas entre formação cidadã e profissionalizante”, relembra e orgulha-se.

E é um pouco dessa história que a FETAEP reuniu em uma única cartilha voltada à juventude rural. Para o atual secretário de Juventude Rural, Alexandre Leal dos Santos, de lá para cá muita coisa aconteceu e a Federação sentiu a necessidade de registrar essa trajetória em uma única cartilha. “Além do valor histórico, pretendemos com este material estimular e mobilizar cada vez mais jovens para a vida sindical”, revela.

Confira os arquivo(s) anexado a esta notícia:

Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

19/04/2018 - Assalariados rurais se mobilizam nesta sexta-feira

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br