Notícia

segunda-feira, 07 de março de 2016

FETAEP incentiva o empoderamento feminino

Em média, a cada ano, Federação e Sindicatos capacitam cerca de 25 mil mulheres.

Há mais de 20 anos que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) despertou para a necessidade de organização das mulheres trabalhadoras rurais. No Paraná, em 1994 foi criada a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTRA) que, mais adiante, promoveu a organização das Comissões Regionais. Na sequência, mais um passo importante foi dado. Em 2007, as mulheres passaram a ter uma representante na diretoria executiva da FETAEP, com dedicação exclusiva.

Na FETAEP, a CEMTRA – que a partir de 2011 passou a ser denominada Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Paraná – tem como principal objetivo promover cursos, encontros e seminários para a conscientização e qualificação das mulheres sobre os seus direitos. “As ações desenvolvidas pela Secretaria, com o apoio do Senar,  contribuem para qualificar a participação feminina nos espaços de decisão, inclusive para assumir cargos de direção dentro do MSTTR, em qualquer instância”, afirma a secretária de Mulheres, Marucha Vettorazzi. Em média, o público feminino atingido gira em torno de 25 mil mulheres ao ano.

Desta forma, munidas de informação e formação, as trabalhadoras rurais ganham voz diante da discriminação, da desigualdade de gênero e da violência doméstica – seja ela de natureza física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. “Uma das nossas linhas de ação é colaborar e incentivar o empoderamento feminino dentro das propriedades rurais”, destaca o presidente da FETAEP, Ademir Mueller. De acordo com ele, o Movimento Sindical luta para que as mulheres sejam protagonistas de suas próprias histórias de vida.