Notícia

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

FETAEP foi palco de capacitação em CCIR

Fruto de uma parceria com o SENAR e INCRA, a capacitação contou com a presença das 10 regionais sindicais da Federação.

Funcionários e dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de todo o Estado participaram da capacitação em CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – realizada na FETAEP. Fruto de uma parceria com o SENAR e INCRA, a capacitação contou com a presença das 10 regionais sindicais da Federação. Em setembro, duas turmas foram formadas, totalizando 60 participantes. A primeira nos dias 15 e 16 de setembro; e a segunda nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Mais turmas deverão ser formadas no mês de outubro.

A metodologia de trabalho adotada foi a teoria aliada à prática. No primeiro dia, as palestrantes Ana Maria Severiana, servidora do departamento de Cadastros do INCRA, e Luisa Stange, representante da Unidade Municipal de Cadastro de Palotina, se ativeram mais aos aspectos teóricos que envolvem o CCIR. Já no segundo dia, os participantes puderam preencher na prática uma declaração que, na sequência, gera o Certificado. Para isso, a FETAEP locou vários notebooks para que cada participante manuseasse individualmente.

Para o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, o CCIR é uma ferramenta extremamente importante dentro do universo rural. “É um documento indispensável na hora de comprar ou vender um imóvel; ou ainda quando o agricultor manifestar interesse de desmembrar, arrendar ou hipotecar sua propriedade; o Cadastro também comprova a condição de agricultor ou agricultora familiar – fator este que facilita o acesso a algumas políticas públicas do Movimento Sindical, como o crédito rural”, informa Brambilla.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Capacitação CCIR

fotos desta galeria