Notícia

terça-feira, 23 de setembro de 2014

FETAEP entrega pauta da agricultura aos candidatos a governador

Demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na pauta das eleições

Reunindo lideranças da base e a partir das demandas apresentadas pela categoria trabalhadora rural, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) elaborou algumas propostas a serem entregues aos três principais candidatos ao governo do Estado: Beto Richa, Roberto Requião e Gleisi Hoffmann. O objetivo da FETAEP é contribuir com o plano de governo do futuro governador com vistas à melhoria das condições de vida e de trabalho de homens e mulheres do campo.

           As entregas aconteceram no dia 22 de setembro. A senadora Gleisi Hoffmann recebeu os secretários da FETAEP em seu escritório no centro da capital. Na sequência, foi o senador Roberto Requião que recebeu a comitiva da Federação em sua residência em Curitiba. Já a audiência com Beto Richa aconteceu no Palácio do Iguaçu, no período da tarde.

Propostas

        Constavam na pauta questões importantes para o segmento, como: ampliar a assistência técnica e extensão rural, aumentar a quantidade de pesquisas tecnológicas adequadas às diferentes realidades socioeconômicas regionais e ambientais da agricultura familiar, intensificar os processos de regularização da documentação dos estabelecimentos rurais, sanar problemas relacionados à falta de implantação de infraestrutura básica em alguns assentamentos do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário) e garantir a permanência da política de valorização do Piso Salarial do Estado do Paraná com reajustes que garantam ganhos reais em relação à inflação, entre outros.

           A FETAEP também busca igualdade no tratamento entre os pequenos e os grandes produtores. O presidente da Federação, Ademir Mueller, evidencia que enquanto foram destinados R$ 155 bilhões para o agronegócio na safra 2014/2015, apenas R$ 24,1 bilhões foram disponibilizados para a agricultura familiar. Além disso, continua ele, os recursos públicos e orçamentos destinados à agricultura familiar têm sido direcionados, basicamente, para aplicação em crédito de custeio e investimento, “impossibilitando processos mais amplos de desenvolvimento das unidades produtivas”, salienta.

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

Entrega de Propostas para a Agricultura Familiar para os candidatos ao governodo Estado

fotos desta galeria

Arquivo(s) sobre esta nóticia