Notícia

quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Fetaep encerra ciclo de 10 plenárias regionais

Foco agora é o Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que acontecerá em março de 2011

Regional 08

Durante os meses de outubro e novembro, a Fetaep realizou 10 plenárias regionais preparatórias para o 1º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná, que será encerrado com as eleições sindicais da entidade. O evento acontecerá em março de 2011, de 16 a 18, e as plenárias foram fundamentais para a análise do documento base - que pautará o evento – e para a eleição dos delegados que participarão do Congresso e que também poderão integrar as chapas eleitorais.

As plenárias passaram pelos municípios de Curitiba, Ibaiti, Arapongas, Umuarama, Paranavaí, Faxinal, Toledo, Pato Branco, Campo Mourão e Guarapuava e atingiram as representações sindicais de todas as regiões próximas aos municípios. “Realizamos um debate aberto em que todos puderam opinar e sugerir melhorias”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Ao todo, saíram das plenárias 258 delegados da base, sendo destes 50representantes de jovens, 69 de mulheres e 20 da terceira idade. Além destes, há também os seis atuais diretores da Fetaep como delegados nato, ficando um total de 264 delegados. Todos estão aptos a concorrerem às eleições da Fetaep, que ocorrerão ao término do Congresso.

É a primeira vez que a Fetaep realiza suas eleições por meio do Congresso - atendendo às deliberações dos Congressos Nacionais da Contag. “Nosso propósito é fazer, cada vez mais, eleições transparentes e democráticas”, salienta o presidente da Fetaep. 

A organização do Congresso foi dividida em dois momentos. Primeiramente, a diretoria, com o apoio de assessores e funcionários da Fetaep, elaborou o documento base - que também recebeu contribuições da Contag e de toda a base. “Este documento, após a aprovação em Congresso, funcionará como uma espécie de planejamento estratégico, pois deverá nortear a atuação da próxima gestão. Qualquer que seja a diretoria que venha a assumir a Fetaep, ela deverá seguir os rumos traçados pelo documento”, comenta Mueller.

Já o segundo momento, segundo o presidente da Fetaep, consistirá no debate propriamente dito das políticas públicas voltadas aos agricultores familiares e assalariados rurais. “Algumas políticas serão melhoradas, enquanto outras ainda devem ser conquistadas. Após a aprovação da plenária do Congresso, as incluiremos em nosso plano de lutas”, informa Mueller. Os debates englobarão todas as políticas de ação que a Fetaep já atende como, por exemplo, previdência social, agrícola, agrária, meio ambiente, saúde, mulheres, formação, entre outras. 

“Além disso, também manteremos a mesma linha de atuação com relação ao fortalecimento do Movimento Sindical por meio da formação. Nosso propósito é de que o dirigente sindical se torne um agente cada vez mais politizado e atuante”, salienta.

Evento - O 1° Congresso tem como tema principal a necessidade de repensar a prática sindical do meio rural e, entre os objetivos, destaca-se a busca por uma atuação mais efetiva do movimento em prol dos trabalhadores. O evento acontecerá de 16 a 18 de março de 2011, na ala de eventos e no auditório do Restaurante Madalosso, em Curitiba. O encerramento será às 18h do dia 18, com a divulgação do resultado das eleições. A expectativa da Fetaep é de que 300 lideranças sindicais participem.