Notícia

segunda-feira, 04 de julho de 2016

FETAEP divulga Plano Safra a mais de 1,1 mil pessoas

Ao todo, foram 12 eventos que abrangeram mais de 1.100 pessoas.

Desde o início de junho, a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar feita pela FETAEP e demais parceiros já passou por Itapejara do Oeste, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Guaraci, Santo Antonio da Platina, Curitiba, Castro, Ivaiporã,  Guarapuava e Paulo Frontin. Ao todo, foram 12 eventos que abrangeram mais de 1.100 pessoas. Estas cidades foram escolhidas estrategicamente para os encontros regionais da Federação.

Segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, a receptividade tem sido grande por parte das lideranças presentes, principalmente por conta dos temas discutidos. “O pessoal tem gostado da nossa agenda, que prioriza assuntos relevantes para que o crédito chegue realmente aos trabalhadores rurais. Além disso, estamos dando um grande destaque para a preservação e o manejo do solo”, informa Brambilla.

Segundo ele, é necessário que o crédito rural contribua com a preservação de forma que o agricultor gaste menos e produza mais mediante a adoção de boas práticas. “Os extensionistas do EMATER têm demonstrado o quanto as boas práticas contribuem para o aumento da renda do agricultor familiar. Afinal, ele gasta menos com insumos, o que reduz seu custo de produção”, afirma.

A escolha do tema em torno da preservação dos solos deveu-se ao protocolo de intenções firmado entre as entidades participantes da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, da qual a FETAEP faz parte.

Parceiros da FETAEP na divulgação do Plano Safra -  EMATER, Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), IAPAR, Secretaria de Agricultura e de Abastecimento (SEAB), Conselhos Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e o SENAR-PR. A FETAEP, em parceria com o SENAR, elaborou e confeccionou 25 mil cartilhas sobre o Plano Safra 2016/2017, que foram distribuídas nos eventos.


Áudio(s) sobre esta nóticia

FETAEP avalia divulgação do Plano Safra 2016/2017

Autor: Colmeia

clique aqui para baixar o arquivo deste áudio.