FETAEP - 55 anos de Lutas e Conquistas

19/05/2016 | Agrícola

FETAEP defende desalojados pela construção da Usina do Baixo Iguaçu

Desapropriações das terras das famílias de agricultores em torno da construção da Usina do Baixo Iguaçu (Sudoeste) tem sido pauta de discussões da FETAEP nesta semana.

Desapropriações das terras das famílias de agricultores em torno da construção da Usina do Baixo Iguaçu (Sudoeste) tem sido pauta de discussões da FETAEP nesta semana. Hoje, dia 19 de maio, o tema foi discutido na Casa Civil e, na ocasião, a FETAEP, representada pelo secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, pressionou por uma justa indenização às famílias com base nos valores de mercado. “Temos relatos de algumas famílias que estão se sentindo pressionadas a fechar o negócio por preços abaixo dos valores do mercado. Muitos, inclusive, estão receosos e se sentindo coagidos”, afirma Brambilla.

A FETAEP cobrou também, desde o primeiro encontro, realizado no dia 17 de maio, na Assembleia Legislativa, o envolvimento da Copel no processo de desapropriação. “Afinal, como uma das acionistas da Usina – mesmo que minoritária – ela também é responsável pela obra e tem plenas condições de tocar um projeto de desapropriação de terras desse porte”, comenta o secretário da FETAEP. Além da Copel, a FETAEP pediu também a intermediação do Ministério Público do Estado para que estas famílias não sejam prejudicadas. “A nossa expectativa é que a indenização saia o mais rápido possível para que estes agricultores e agricultoras continuem vivendo da agricultura e trabalhando na terra”, deseja Brambilla.

Além da FETAEP, a reunião de hoje contou com a presença do líder do governo, deputado estadual Cláudio Romanelli, do chefe de gabinete do governador Beto Richa, Deonilson Roldo, do assessor de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, do procurador do Ministério Público, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do diretor adjunto da Copel, Samir Saleh Hishmeh, e do bispo Dom José Antônio Peruzzo, o assessor jurídico da FETAEP, João Batista de Toledo, além de deputados e representantes da Neoenergia do Rio de Janeiro. A próxima reunião do grupo ficou para o dia 2 de junho.

Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

09/07/2018 - Marcos Brambilla fala sobre divulgação do Plano Safra

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br