Notícia

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

FETAEP completa 15 anos de participação no Show Rural Coopavel

Em 2020 a federação leva mais de seis mil agricultores familiares para a 32ª edição do evento

Nos dias 3 a 7 de fevereiro Cascavel recebe a 32ª edição do Show Rural Coopavel. Os 72 hectares de área que abrigam o evento desde 1989 irão receber 650 expositores e a expectativa é que 250 mil pessoas visitem os estandes. Atualmente o evento está entre os três maiores do mundo. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) participa do encontro pela 15ª vez consecutiva, com mais de 150 comitivas de todas as partes do estado somando mais de seis mil agricultores familiares.

“Há 15 anos a FETAEP tem papel fundamental na participação em um dos maiores encontros da agricultura do país. Estamos vivendo um momento em que é necessário aprender, empreender e inovar para podermos superar alguns obstáculos que até hoje impedem a agricultura familiar de crescer e conquistar novos patamares. A FETAEP leva não só o conhecimento e a experiência, mas também proporciona que a agricultura familiar e os trabalhadores rurais tenham acesso a conhecimentos e inovações, que é o grande objetivo do evento”, afirma Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.

A equipe da FETAEP também levará ao Show Rural uma série de serviços. Quem visitar o estande, contará com todo o apoio da diretoria e da equipe técnica sobre temas como Crédito Rural (PRONAF), Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Previdência Social (INSS), Seguro do Agricultor Familiar e Assalariado Rural, entre outros.

A FETAEP tem história no Show Rural

Muitos produtores rurais esperam o ano inteiro para investir na propriedade durante o evento. O objetivo da FETAEP ao inserir esses agricultores familiares em um ambiente cheio de novidades é incentivar a melhoria das propriedades rurais por meio de novas técnicas de produção.

Foi pensando nisso também que os preparativos para a edição de 2020 do Show Rural começaram cedo. Ainda em 2019, em reunião com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a FETAEP estruturou uma ação em conjunto com o objetivo de melhor atender os participantes do evento. “Queremos otimizar o tempo do agricultor familiar no evento, para que ele possa aproveitar o máximo possível”, explicou Brambilla,.

Oportunidade para a juventude

Quem sempre se beneficiou dos encontros anuais promovidos pela Coopavel foram os jovens produtores rurais da FETAEP. Ao longo dos últimos quinze anos a federação proporciona esse espaço para a juventude com o propósito de criar conexões com os extensionistas e pesquisadores para que os agricultores possam trazer esse conhecimento de volta para suas propriedades e aplicar essa experiência adquirida.

“Quando conseguimos levar mais de 6 mil pessoas e, dentro desse público, um número muito grande de jovens, é justamente para dar à nossa juventude a oportunidade de se especializar e poder transformar a sua própria terra. Com isso, é muito mais fácil que, na prática, a sucessão rural aconteça de forma mais natural”, explica Alexandre Leal dos Santos, secretário-geral e coordenador da juventude rural na FETAEP.

Representatividade das mulheres

Segundo o Censo Agropecuário do IBGE divulgado em 2019, quase 20% dos estabelecimentos rurais do país são dirigidos por mulheres. O evento em Cascavel também é um local onde se pode reafirmar a importância da mulher na atividade do campo. “O Show Rural dá oportunidade para as mulheres interagirem mais e trocarem experiências que agreguem valor às suas atividades e às suas propriedades”, afirma Ivone Francisca de Souza, 1ª vice-presidente e secretária das mulheres da FETAEP.

Ela ainda destaca que o Show é importante para reafirmar o papel de protagonismo da mulher no âmbito da agricultura familiar. “Mesmo nas propriedades que não são dirigidas por mulheres, elas desempenham um papel fundamental para a manutenção do núcleo familiar. Cada vez mais estão saindo e buscando mais conhecimento para melhorar a qualidade de vida das suas famílias”, conclui.