Notícia

terça-feira, 20 de junho de 2017

FETAEP comemora o lançamento do Censo Agropecuário

Presidente da FETAEP, Ademir Mueller, coloca todo o MSTTR à disposição do IBGE para a realização da pesquisa.

FETAEP esteve presente, no dia 19 de junho, no lançamento do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, participou da solenidade de lançamento, realizada na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Estiveram presentes também o presidente nacional do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, e a governadora em exercício, Cida Borghetti.

A FETAEP comemora o lançamento da pesquisa, que dará um rumo às futuras ações sindicais, além de servir de parâmetro para avaliar o trabalho já realizado. "Poderemos atuar de forma mais assertiva perante o nosso público aos estarmos munidos com informações atuais”, pondera Mueller. Na ocasião do lançamento, Mueller colocou a FETAEP e todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais à disposição do IBGE. “Vamos atuar fortemente na conscientização do nosso público acerca da importância da pesquisa para que recebam prontamente os recenseadores. Será de extrema importância que o agricultor, independentemente do seu porte, receba a equipe do IBGE em suas propriedades”, salientou Mueller, referindo-se também à violência no meio rural que faz com que os agricultores tenham receio de receber estranhos na propriedade.

Ao longo de cinco meses, a partir do dia 1º de outubro, 26 mil pessoas vão visitar 5 milhões de propriedades rurais levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. “As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica, no outro extremo, onde você tem espaço para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa”, disse o presidente do IBGE.

.



Galeria de fotos sobre esta notícia

FETAEP participa do lançamento do Censo Agropecuário 2017

fotos desta galeria