Notícia

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Evento da FETAEP em Cascavel discute previdência social

Além de levar informação à base sindical da FETAEP e aos trabalhadores, encontro propiciou uma aproximação dos rurais com o INSS.

Aconteceu em Cascavel, no dia 10 de julho, o Encontro Regional sobre Previdência Social, promovido pela FETAEP com o objetivo de discutir o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios previdenciários. Oitenta participantes, entre dirigentes e funcionários da Federação, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais das regionais 01 e 02, gestores e servidores das Agências da Previdência Social de abrangência da Gerência Executiva de Cascavel, estiveram no evento, que aconteceu na sede da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC).

Entre os temas discutidos os destaques ficaram com a inclusão dos trabalhadores no CNIS Rural (Cadastro Nacional de Informações Sociais Rurais), a declaração dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais(STTRs) para fins previdenciários e os contratos de trabalho de curta duração. “Essa é a quinta reunião feita no Estado que, além de levar informação à base, propicia uma aproximação com o INSS”, afirma a secretária de Previdência da FETAEP, Marucha Vettorazzi,

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, também esteve presente e destacou a importância da parceria e da relação de respeito que tem vigorado entre os STTRs, a FETAEP e o INSS. “A expectativa é manter um alto nível de debate para que, dessa forma, possamos encontrar um consenso e unificar interpretações e procedimentos”, afirmou durante a solenidade de abertura.

 

Atenção trabalhador e trabalhadora rural

O CNIS Rural (Cadastro Nacional de Informações Sociais Rurais) é de suma importância não apenas para a obtenção de sua aposentadoria como também de todos os outros benefícios previdenciários. Por meio dele, as declarações emitidas pelos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais tornam-se provas contemporâneas para que você possa acessar seu salário-maternidade, sua pensão, seu auxílio-doença, entre outros benefícios. Procure o Sindicato do seu município e faça o seu cadastro.

 

DÚVIDAS

A FETAEP está à disposição para esclarecer dúvidas acerca da previdência social. Além disso, também está elaborando um material didático e informativo com o propósito de difundir ainda mais a questão à base e aos trabalhadores. A cartilha deverá ficar pronta até o final de setembro.