Notícia

quinta-feira, 17 de março de 2011

Esperança e maturidade marcam abertura do 1º Congresso da Fetaep

Com a presença de autoridades estaduais, da Contag e de todo o movimento sindical do estado a abertura política foi marcada por discursos fortes e de incentivo

Com o tema 'Repensar a prática sindical e avançar nas ações por um Paraná desenvolvido e sustentável', começou ontem (16), e vai até sexta-feira (18), o primeiro Congresso Estadual de Trabalhadores (as) Rurais do Estado do Paraná. O evento ocorre no bairro de Santa Felicidade, na capital do estado, Curitiba. Aproximadamente 250 delegados(as) acompanharam a abertura e a expectativa da diretoria da Fetaep é de um evento que resulte em decisões importantes para a prática sindical paranaense.

Após uma tarde de inscrições dos(as) delegados(as), e com a plenária lotada o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, agradeceu a presença de todos, inclusive da organização e declarou abertos os trabalhos. “Vamos analisar a prática sindical frente aos desafios e buscar a concretização do projeto de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Diversas autoridades prestigiaram o evento representando os governos federal e estadual, além de parlamentares e entidades parceiras. Também estavam presentes autoridades sindicais como o assessor da Regional Sul, José Lourenço Cadoná e o presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig. Quem trouxe um abraço da Contag, foi o presidente da entidade, Alberto Broch, que se referiu ao evento como um capítulo que vai dinamizar a democracia interna do movimento sindical no Paraná.

"Vocês têm 47 anos de história, e hoje dão início a uma nova etapa que vai constar nos anais desse congresso, isso é muito importante”, disse Broch.

Todos os convidados e representantes fizeram uso da palavra e após uma abertura sucinta os trabalhos foram encerrados para recomeçar hoje (17), com uma análise da conjuntura econômica e social do Paraná e da categoria. Depois disso ocorrem os trabalhos das comissões temáticas.

Seguindo exemplo - Até agora, as eleições de diretoria da Fetaep eram feitas em assembleias e reuniões de conselhos deliberativos. Seguindo as orientações da prática sindical da Contag, a Federação inicia este ano uma nova etapa na estrutura e organização do movimento sindical do campo no estado, com a realização deste primeiro congresso.

Para Alberto Broch, o amadurecimento do movimento sindical do Paraná é visível e comprova também a legitimidade e a soberania das decisões do Congresso Nacional dos Trabalhadores (as) Rurais da Contag.

Fonte: Agência Contag de Notícias – Suzana Campos