Notícia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Enfoc Regional Sul

Fetaep sedia I Módulo da Enfoc Regional Sul

Ao todo foram cerca de 40 participantes dos três estados do sul do Brasil

 

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura o Estado do Estado do Paraná realizou de 24 a 30 de julho o I Módulo da Escola Nacional de Formação da Contag, (Enfoc), na Regional Sul, com representantes dos três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

A Enfoc no Paraná já capacitou 35 militantes só este ano, e neste outro itinerário da escola mais 15 alunos estão sendo formados. Ao todo foram cerca de 40 participantes dos três estados do sul do Brasil.

 

Quem comandou os seis dias de muito estudo e debate sob o frio e a chuva típica do inverno curitibano foi a Assessora de Formação da Contag, Célia Watanabe. O primeiro módulo contou com várias atividades dinâmicas, momentos culturais, místicas, debates e trabalhos em grupo que ajudaram no fortalecimento da luta sindical e estimularam a mudança de atitudes. Outros palestrantes também ajudaram na construção do conhecimento: Antenor Lima (Curitiba), Paulo Afonso (Paraíba), Joana Passos (Santa Catarina).

 

Conforme a agenda permitia, diretores da Fetaep acompanharam as palestras e os debates, como Presidente e Diretor de Formação e Organização Sindical, Ademir Mueller, Diretor de Assalariados, Jairo Correa e a Diretora de Mulheres, Mercedes Demore.

 

Nos últimos anos a Fetaep investiu bastante na formação sindical, e a Enfoc contribui para a transformação e o aprimoramento Jogos das questões que envolvem a luta do MSTTR. “Com estes cursos estamos formando sindicalistas mais envolvidos e com mais conhecimento e espírito de liderança, que fundamental para a sucessão do sindicalismo brasileiro”, disse Mueller.

 

O secretário de formação da Contag, Juraci Moreira também prestigiou dois dias do curso e deu sua contribuição nos debates. O próximo módulo será realizado em Porto Alegre (RS), de 23 a 29 de setembro, e o último módulo e formatura de 14 a 20 de novembro em Florianópolis SC. (Ascom/ Fetaep)