Notícia

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Encontro reúne mais de cinco mil empreendedores e líderes rurais

FETAEP, Sistema FAEP/SENAR-PR e Sebrae-PR atuam juntos para resgatar a representatividade do campo

O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2019, realizado nesta sexta-feira (22), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), trouxe uma proposta de retorno às origens. O tema deste ano teve como objetivo levantar discussões acerca dos conceitos que dão nome ao evento – empreendedorismo e liderança rural – e, dessa forma, colocar o produtor rural sob os holofotes do protagonismo no campo. Mais de cinco mil produtores, lideranças rurais e autoridades paranaenses estiveram presentes para celebrar conquistas e colaborar com o debate.

O evento é resultado da parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP). Em seu discurso, o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, colocou em evidência a necessidade dessa união das entidades para fortalecer o campo e dar condições efetivas para que as famílias possam desenvolver seus negócios, gerar empregos e ter renda. Na avaliação do líder, uma das chaves está na criação de políticas públicas e de instrumentos de capacitação dos produtores rurais.

“Hoje temos 305 mil propriedades rurais no Paraná e se esses produtores não tiverem oportunidades de novas fontes de renda, especialmente nas pequenas propriedades, mais famílias abandonarão o campo. Lançamos o Programa Mais Mercado, que tem o propósito de criar novas oportunidades para as famílias de agricultores.”

Brambilla enfatizou também a importância de contribuir para que os jovens consigam realizar seus sonhos. “Para isso, é nosso papel criar oportunidades, criando políticas de fomento. A iniciativa privada – Sebrae, FAEP e FETAEP – têm a missão de continuar pensando no produtor, em geração de renda e oportunidades de trabalho às famílias do campo. Esperamos que os governos estadual e federal tenham ações integradas a fim de superar os desafios atuais e que priorizem as demandas e os interesses de quem gera trabalho e renda neste país. Um bom exemplo foi a retirada da vacinação contra febre aftosa no estado, que teve perfeita sintonia entre os setores público e privado.”

O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e do diretor-presidente da Copel, Maximiliano Andres Orfali. O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou todos os programas realizados pela entidade e as conquistas do Sistema, além de apontar que é imprescindível manter coesão no campo.

“Representatividade para se transformar em conquistas requer conhecimento e, sobretudo, empenho e união”, disse Meneguette.

O diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou a importância do Programa Empreendedor Rural (PER) para a capacitação dos produtores rurais e para a condução das propriedades no campo como empresas, com uma gestão eficiente e com foco no empreendedorismo. Ele destacou também o processo de atualização pelo qual o programa passou, se assentando em três dimensões: família, negócio e propriedade.

“O programa ajuda os produtores a desenvolver competências empreendedoras para sua atuação no campo e o desenvolvimento de novos líderes. Já capacitou mais de 31 mil pessoas que, a partir do compartilhamento de experiências e de informações, passaram a olhar de forma diferente para o seu negócio”, afirmou.

Além de destacar a importância do PER para o desenvolvimento rural do Paraná, o governador em exercício Darci Piana também abordou que a parceria entre as entidades tem sido imprescindível para a evolução do setor agropecuário. “A gente pode transformar o mundo, como o Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a FETAEP, estão transformando a nossa agricultura, nessa parceria extraordinária.”

Protagonismo no campo

Neste ano, a programação segue o tema “Liderança Rural”, com o objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e abordar as relações entre poder de liderança e iniciativa empreendedora. Seguindo a temática, os discursos de abertura destacaram a importância de se desenvolver e potencializar as capacidades empreendedoras e de protagonismo do produtor rural. Neste sentido, apontaram os programas de capacitação como ponto central neste processo.

“O SENAR-PR faz a diferença na vida das pessoas. Essa é uma parceria de sucesso. Esse empreendimento no campo é fruto da seriedade e do compromisso das entidades que fazem parte de programas, como o PER”, disse Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, menciou que a representatividade do sistema sindical vai bem além dos níveis estadual e federal: começa na própria comunidade em que o produtor rural está inserido. Por isso, é preciso identificar e formar líderes locais, como forma de estimular o protagonismo do campo. “Tem que nascer no município, porque é lá que vive e trabalha o produtor e sua família. E é lá, também, que funcionam os serviços básicos de educação, saúde, segurança, transporte, todos eles com representações em conselhos municipais, nos quais os produtores rurais precisam ter participação ativa”, afirmou.

Premiação

Na ocasião, foram revelados os três vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER), em que cada participante, ao longo do ano, desenvolve um projeto prático, aplicado à sua propriedade rural. Como prêmio, todos os vencedores ganharam uma viagem técnica internacional, que será realizada em 2020, para aprofundar o conhecimento. O PER, parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e FETAEP, já se consolidou como uma das principais iniciativas de apoio ao empreendedorismo rural no Paraná. Desde sua primeira edição, em 2003, o PER já formou mais de 31 mil produtores rurais.

Com o título “Migração da avicultura para confinamento de ovinos de corte”, o projeto vencedor se centrou nas atividades desenvolvidas em uma propriedade de 318 hectares, que pertence à família da ganhadora, Thais Fernanda Gavlak. A aluna do PER propôs um estudo sobre a viabilidade de substituir a produção de frangos pela criação de ovinos, utilizando a estrutura que já existe na propriedade. A intenção dela é montar um confinamento com capacidade para 2,5 mil cabeças, aliando a nova atividade com a rotação de culturas, como milho e azevém, para alimentar os animais. Thais está prestes a se formar em medicina veterinária e sonha empreender na propriedade da família.

O segundo lugar ficou com o projeto “Implantação de agroindústria e biodigestor na Fazenda Vassoural”, desenvolvido por Ana Carolina Araújo Abreu e Elouise Cristine Rodrigues, da regional de Guarapuava. A intenção das alunas era otimizar a produção leiteira da propriedade – que tem 80 vacas em lactação e que produz cerca de 2 mil litros por dia –, empregando a matéria-prima na produção de queijo. O projeto tem como meta a implantação de uma queijaria que, até o final de 2020, tenha produção de 100 quilos de queijo por dia. Paralelamente, elas pretendem instalar um biodigestor, que aproveitaria os dejetos das vacas.

Um projeto da regional de Faxinal ficou com a terceira colocação. De autoria de Laíz Mara Vassoler Coletta e Marcelo Coletta, o trabalho “Implantação de um confinamento na Fazenda São Pedro” prevê a ampliação de investimentos na pecuária de corte na propriedade da família, aproveitando um cenário favorável, que inclui as perspectivas de o Paraná ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. Nessa esteira, os alunos pretendem apostar no confinamento de animais e na diversificação de atividades, como forma de conseguir melhores resultados.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Encontro reúne mais de cinco mil empreendedores e líderes rurais

fotos desta galeria