Notícia

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia do Trabalhador Rural

Neste dia 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador Rural

Nesta terça-feira (dia 25), comemora-se o Dia do Trabalhador Rural. Apesar de a categoria ter avançado bastante na conquista de melhores condições de trabalho, ainda faltam muitas coisas a serem conquistadas e reivindicadas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A afirmação é do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, que faz uma análise sobre o atual momento em que se encontra o trabalhador rural paranaense.

“Já melhoramos muito, mas só estaremos plenamente satisfeitos quando todos os assalariados rurais possuírem carteira de trabalho assinada; quando os empregadores investirem em segurança e saúde no trabalho; quando acabarmos de vez com o trabalho análogo ao escravo; quando os agricultores familiares tiverem acesso ao crédito de forma menos burocrática; enfim, por estas e outras questões podemos afirmar que o movimento sindical ainda tem muito a fazer pelos trabalhadores rurais”, salienta.

Porém, destaca Mueller, é importante também valorizar tudo aquilo que já foi melhorado. “Temos muitos pontos a destacar, entre eles: as Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho; a conquista do salário mínimo regional aos assalariados rurais; O Pronaf com todas as linhas de crédito; o aumento do teto do Programa Nacional de Crédito Fundiário que de R$ 40 mil passou para R$ 80 mil; a garantia dos benefícios previdenciários aos trabalhadores rurais e o cadastramento dos segurados especiais junto à Previdência Social, entre outros”, comenta o presidente da Fetaep.

Segundo ele, tais conquistas refletem diretamente na qualidade de vida de aproximadamente 1,2 milhão de trabalhadores rurais que, com o aumento e a valorização da renda, conseguem permanecer no campo. “Consequentemente, a segurança alimentar é preservada, uma vez que sabemos que mais de 70% da produção de alimentos são provenientes da agricultura familiar”, diz.

Histórico – A data que comemora do Dia do Trabalhador Rural – 25 de maio - foi escolhida devido ao trabalho e atuação deFernando Ferrari, que foi deputado constituinte na Assembleia Legislativa em 1947, e faleceu no dia 25 de maio de 1963. "Ele era conhecido como um defensor dos trabalhadores rurais e, graças ao seu empenho, conquistou a aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural no Congresso Nacional”, informa Mueller. Na época, Ferrari dizia que o trabalhador rural era escravo da terra, por não ter benefícios, por não ser em momento algum valorizado. 
____________________________         
Renata Souza - Jornalista
Assessoria de Imprensa Fetaep
imprensa@fetaep.org.br
41 - 3322-8711     
____________________________