Notícia

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CTB e Fetaep realizam debate sobre Meio Ambiente

Debate sobre o Código Florestal Brasileiro, o Estatuto da Terra e a Medida Provisória 458

O evento contou com a participação cerca de 70 pessoas, e todas as entidades convidadas compareceram ao debate

 

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado do Paraná, (CTB/PR), através de sua Secretaria de Meio Ambiente, realizou em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep) um debate sobre o Código Florestal Brasileiro, o Estatuto da Terra e a Medida Provisória 458.

 

O evento contou com a participação cerca de70 pessoas das várias entidades além da CTB e da Fetaep, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Embrapa Floresta; Incra; Promotoria; Contag e Secretaria do Meio Ambiente do Paraná. O Tesoureiro e Diretor de Assalariados da Fetaep, Jairo Correa ficou bastante satisfeito com os resultados do debate com a participação de todas as entidades. “Todas as

entidades convidadas compareceram, e isso demonstra a preocupação à cerca do tema que é bastante polêmico”, afirmou.

 

A CTB está trabalhando em nível nacional uma proposta referente à Legislação Ambiental, e, portanto, está promovendo debates com todas as esferas da sociedade.

 

O debate trouxe elementos importantes em relação à questão ambiental, principalmente no que se refere ao Código Florestal, em que o MSTTR tem propostas de ajustes que contemplam a Agricultura Familiar de forma diferenciada. O vice-presidente da Fetaep, Mário Pléfk, parabenizou a iniciativa da CTB e disse que esta é uma questão polêmica e que a Fetaep sempre defendeu e vai continuar defendendo o Tiro tratamento diferenciado do Código Florestal aos AF. “É preciso que a sociedade entenda que a AF prescinde de uma política diferenciada, outras entidades já estão aderindo ao que o MSTTR defende há bastante tempo”, disse. Mário Plefk se referia à inclusão das Áreas de Preservação Permanente na Reserva Legal.

 

O objetivo do debate é levar os resultados para a Plenária Nacional da CTB que será realizada em setembro, mas para isso os encaminhamentos precisam passar pela Plenária Estadual que será realizada ainda este mês no Paraná.