Notícia

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Crédito Fundiário foi tema de seminário macrorregional em Medianeira

67 participantes das regiões sindicais da Fetaep 01, 02, 03 e 05 estiveram presentes

 Jovens representaram a grande maioria.

Nos dias 09 e 10 de novembro, a secretaria de Políticas Agrárias da Fetaep realizou, em Medianeira, um seminário sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A maioria dos 67 participantes era jovem e, em virtude disso, segundo o secretário de Política Agrárias, Marcos Brambilla, os palestrantes procuram destacar em suas falas as vantagens que o programa traz à juventude rural. O evento contou com o apoio do STTR de Medianeira.
 
Durante o encontro, Brambilla coordenou as falas em torno do PNCF, enquanto os técnicos do Emater falaram sobre olericultura, fruticultura, gados de leite e também levaram experiências e estudos de mercado voltados para a região. De acordo com o secretário de Agrárias, as falas do Emater foram muito importantes, pois serviram de subsídio para a palestra do analista técnico da Fetaep, Matheus Pereira Ramos, que destacou os programas como Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Ambos trazem renda para o pagamento do financiamento, pois representam uma compra garantida e devem ser priorizados por este público como forma de começar a gerar rendimento da forma mais rápida possível”, justificou Brambilla.
 
No segundo dia, o grupo saiu da teoria e foi conhecer, na prática, três projetos da região que estão conseguindo pagar o financiamento por meio da comercialização no comércio local e também por meio dos programas de compra governamental do PAA e do PNAE. “Todos estão muito bem”, citou Brambilla. Para ele, isso é reflexo da boa atuação do STTR de Medianeira e também do técnico agrícola que atende o município. “Percebemos que agricultores estão muito interados e sempre procuram o Sindicato em caso de dúvidas”, destacou.
 
De acordo com Brambilla, os participantes saíram animados com o que viram e convencidos de que podem ter um futuro promissor no campo. “Posso afirmar que 80% do público demonstrou interesse em desenvolver projetos por meio do PNCF”, salientou, dizendo ainda que vale destacar que do total de participantes, 90% não eram beneficiados. Segundo ele, a decisão de levar o evento à região deveu-se ao acompanhamento do STTR e também aos projetos bem sucedidos que ali se encontram.