Notícia

quinta-feira, 26 de março de 2015

Crédito fundiário beneficia famílias em Moreira Sales

Jovens beneficiários pretendem trabalhar com bovinocultura de leite. Outras três famílias aguardam aprovação do crédito

Dois imóveis rurais financiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, com recursos do Governo Federal, foram entregues aos seus beneficiários em uma solenidade no dia 24 de março, nas dependências da Câmara de Vereadores de Moreira Sales. Com estes dois financiamentos recentes, mais de quatro famílias já se beneficiaram com o Crédito Fundiário no município e outras três estão aguardando a análise e aprovação de suas propostas.

Os projetos dos imóveis, elaborados pelo técnico local do Instituto Emater, Márcio Perin, foram aprovados e os recursos foram liberados no início de março pelo Banco do Brasil. No momento estão em fase de registro das escrituras junto ao cartório. Os jovens Edmar Koaski e Ismael Batista Lopes, ambos com 27 anos, se beneficiaram das linhas Nossa Primeira Terra e Consolidação da Agricultura Familiar. Eles adquiriram 4,84 e 3,63 hectares, respectivamente, e pretendem trabalhar com bovinocultura de leite.

Edmar Koaski e Ismael Batista Lopes financiaram R$ 80.000 reais com juros de 1% e 2% ao ano e 3 anos de carência. O pagamento será feito no período de 17 anos, com desconto de 20% nas parcelas pagas em dia e pela exploração da propriedade pela família.

Além dos beneficiários acompanhados de suas famílias, estavam presentes no evento a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Moreira Sales, Regina Barbato; Márcio Perin, representante da Emater local; o vice-presidente da Câmara dos Vereadores,Tiago Albano, e o Secretário de Administração do municípios, Reginaldo Martins (representando o prefeito Luiz Volpato).

A presidente do STTR de Moreira Sales, Regina Barbato, solicitou ao Executivo e Legislativo um projeto de lei visando a redução do ITBI sobre as operações do Crédito Fundiário. Essa ação teve êxito e resultou na criação da Lei 586, que foi sancionada em 11 de dezembro de 2013 e reduziu o ITBI de 2% para 1%.