Notícia

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Contag está com boas expectativas para a realização do seu Congresso

Na próxima segunda-feira, 4 de março, a CONTAG dará início ao seu 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

 Na próxima segunda-feira, 4 de março, a CONTAG dará início ao seu 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que será realizado nos 50 anos da entidade. Estão sendo esperadas mais de 2.500 pessoas, entre delegados e delegadas, observadores e convidados nacionais e internacionais. A diretoria da Fetaep e os delegados do Paraná já estão se mobilizando.

“Realizamos uma grande preparação de quase dois anos, com mais de 90 plenárias estaduais e regionais e um intenso debate do documento base. Estamos com uma gama enorme de questões a serem debatidas vindas da base sindical de todas as regiões do país. Portanto, a nossa expectativa é que este seja um grande congresso, com a aprovação de deliberações importantes para toda a categoria, a serem implementadas pela futura diretoria da CONTAG, no período de 2013-2017”, adianta o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

De acordo com os debates nos estados, alguns dos temas de destaque do 11º CNTTR serão a organização sindical, a reforma agrária, os impactos do capitalismo no campo, dentre outros. Esses e outros assuntos serão discutidos nos trabalhos de grupo nos dias 5 e 6 de março.


No último dia do 11º CNTTR, os trabalhadores e trabalhadoras rurais têm o compromisso de eleger a nova diretoria. Foi montada apenas uma chapa, denominada Unidade com a Base, fruto de um processo de diálogo estabelecido na direção da CONTAG, ouvindo as centrais sindicais, as federações e sindicatos. O grupo é composto por homens e mulheres, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, de todas as regiões do país. O presidente Alberto Broch é candidato à reeleição.


Durante o Congresso também será dada a largada às comemorações do cinquentenário da CONTAG, com a apresentação do calendário de atividades alusivas à data e exposição histórica de fotos e vídeos, dentre outros.


O 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais acontecerá de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/ DF.

Fonte: Comunicação Contag.