Notícia

quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012

Coletivo da Contag debateu temas importantes para os assalariados

Coletivo Nacional de Assalariados discutiu, entre outros temas, a mecanização da lavoura e a realização da 1ª Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais

O Coletivo Nacional de Assalariados da Contag esteve reunido de 25 a 27 de janeiro em Brasília. A Fetaep foi representada pelo secretário de Assalariados, Jairo Correa, e pelo assessor Clodoaldo Gazola. Durante a semana o grupo discutiu uma série de questões importantes para o futuro dos assalariados e assalariadas rurais, dentre elas a realização da 1ª Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais, a habitação rural, a nova lei do Aviso Prévio e a mecanização do setor canavieiro e seu impacto nos municípios que cultivam cana, entre outros temas.

Segundo o secretário de Assalariados da Fetaep, a 1ª Mobilização Nacional pretende reunir, no dia 20 de março, 5 mil trabalhadores assalariados em Brasília. A Contag e as Federações farão uma audiência com todos os ministérios envolvidos com a causa rural, além da presidente Dilma Rousseff, em uma agenda integrada para a apresentação da pauta de reivindicações. 

Apesar de termos uma pauta enxuta, nossas solicitações são significativas, pois, se conquistadas, resultarão em grandes benefícios para os assalariados”, salienta Correa. Apenas a Fetaep já tem confirmado o envio de dois ônibus de trabalhadores. Porém, a expectativa é de que esse número aumente. Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, há tempos o Paraná vem trabalhando com afinco as questões em torno dos assalariados rurais e cobrando da Secretaria de Assalariados da Contag a realização da 1ª Mobilização em prol da categoria.
 
Outro importante debate realizado durante o Coletivo Nacional foi a inclusão dos assalariados e assalariadas rurais no programa Minha Casa Minha Vida. “Essa inclusão representa uma grande conquista aos nossos trabalhadores que agora também poderão realizar o sonho da casa própria”, pondera Jairo Correa.
 
Já com relação ao problema da mecanização da lavoura, o objetivo da Contag e de todo o Movimento Sindical, segundo o assessor da secretaria de Assalariados da Fetaep, Clodoaldo Gazola, é trabalhar em busca da qualificação e da requalificação profissional para os trabalhadores que atuam no setor canavieiro.Na hora de migrar para outra atividade econômica percebemos que o trabalhador é muito prejudicado pela falta de qualificação”, diz. A preocupação da Fetaep com essa questão é tanta que ela tem se reunido também com esferas do governo estadual para tratar do tema.
 
No dia 30 de janeiro, por exemplo, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária reuniu o Grupo de Trabalho Executivo para o enfrentamento da substituição da mão de obra em função da mecanização. A equipe de trabalho, da qual a Fetaep faz parte, pretende levantar o cenário econômico dos assalariados no setor da cana para, mais adiante, buscar a melhor maneira de qualificá-los. A proposta da Federação é lutar por uma qualificação tanto no estudo formal – escolar – quanto no profissional. “Pretendemos que os trabalhadores permaneçam em seu município, sem precisar buscar alternativas nos grandes centros urbanos”, afirma Gazola.
 
Além da Fetaep, fazem parte do Grupo de Trabalho Executivo, criado pelo Decreto nº 2821 de 27 de setembro de 2011, as secretarias de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Indústria e Comércio, de Recursos Hídricos, de Abastecimento, da Fazenda e da Saúde. Além das secretarias, também participam a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a Faep, a Alcoopar, o Dieese e associações dos municípios que possuem sede de usinas. A criação desse Grupo foi uma das demandas da Fetaep que integraram o plano de governo de Beto Richa e também pauta do Grito da Terra Paraná 2011.
 
Em breve, a Fetaep enviará aos STR´s um documento com orientações acerca das mudanças na lei do Aviso Prévio.