Notícia

sexta-feira, 03 de abril de 2020

Ceasa anuncia medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus

As unidades serão fechadas por cinco sábados para desinfecção

O diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Eduardo Bublitz, anunciou medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. As unidades da Ceasa serão fechadas durante cinco sábados para completa desinfecção. “Essa é uma atitude drástica, mas necessária para proteger os produtores rurais e toda a sociedade. Vamos utilizar caminhões pipa e produtos químicos necessários para higienizar o ambiente. O trabalho será feito por pessoas capacitadas e devidamente equipadas. A Ceasa não irá fechar como vem se alardeando. Serão apenas cinco sábados para aumentar a segurança de quem frequenta as unidades e melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma Bublitz.
Em abril, as datas de fechamento serão 18 e 25. Em maio, a Ceasa ficará fechada em três sábados, dias 9, 16 e 23. “Existem pesquisas que apontam que o vírus pode permanecer ativo no papelão, por exemplo, por até 24h. Por isso é tão importante fazermos essa desinfecção e diminuir os riscos da proliferação da COVID-19. Para o enfrentamento da doença, outras medidas já estão sendo tomadas na Ceasa, como a lavagem e higienização das caixas plásticas, que também são vetores do coronavírus.”
A Ceasa também reforçou a equipe de limpeza. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde realizam ações preventivas e busca ativa de infectados, com o auxílio de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“Pedimos a compreensão de todos. Estamos tentando fazer a nossa parte para combater esse vírus que é tão agressivo e vem causando danos no mundo todo. Os produtores rurais que comercializam seus produtos aos sábados, serão realocados e não terão prejuízos”, garante o diretor presidente da Ceasa.