Notícia

segunda-feira, 14 de março de 2016

Campo e cidade se unem e realizam a 1ª Marcha das Mulheres da Lapa

Mulheres da Lapa passaram dois dias concentradas em evento formativo antes de saírem às ruas.

Mulheres do campo e da cidade da Lapa se uniram no dia 09 de março na Lapa, durante a 1ª Marcha das Mulheres. Durante a caminhada, que foi puxada pela secretária de Mulheres da FETAEP, Marucha Vettorazzi, as mulheres mandaram seu recado à sociedade: “meu perfil é ser mulher, chega de preconceito e de qualquer forma de violência”. A organização e a iniciativa de realização foram do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Lapa, em parceria com a prefeitura da cidade e FETAEP.


As mulheres também marcharam por mais educação, saúde e segurança; por melhores oportunidades de trabalho; e pela não aprovação da reforma previdenciária na área rural.  Segundo a diretora do STTR da Lapa, Andrea Oliveira, a Marcha superou as expectativas da organização. “Foi surpreendente a adesão das participantes e, além disso, tivemos depoimentos que nos emocionaram muito. Foi sem dúvida, espetacular”, revelou Andrea, que também coordenou toda a formação realizada com as mulheres antes da Marcha.

Lapa trabalhou a formação das mulheres antes de saírem em Marcha

Durante todo o dia 8 de março e metade do dia 09, as mulheres trabalhadoras rurais da Lapa estiveram concentradas debatendo as temáticas em torno da feminilidade: o ser mulher, mãe, esposa e trabalhadora nos dias de hoje. O encontro trouxe à tona uma série de problemas ainda enfrentados pelas mulheres no que diz respeito ao preconceito e à violência de gênero. O evento, que foi coordenado e organizado pelo STTR da Lapa, teve o grande propósito de enaltecer a figura feminina dentro e fora do ambiente de trabalho.

Várias palestras motivacionais foram trabalhadas, entre elas a “Ser Mulher: sonho, arte e criação”, apresentada pela educadora popular Susi Monte Serrat. Em meio a muita música e poesia, Susi fez com que as mulheres refletissem sobre o que convém a elas aceitarem ou não nos dias de hoje. E deixou a mensagem de que é possível, sim, acreditar num amanhã melhor e mais junto. A secretária de Mulheres da FETAEP, Marucha Vettorazzi, também participou do encontro esclarecendo às participantes o verdadeiro significado e objetivos de uma marcha. Como exemplo, citou a Marcha das Margaridas e encerrou sua fala com o lema: “seguiremos em marcha até que todas sejam livres”.