Notícia

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasil e Paraná passam por um novo ciclo de crescimento econômico

A pedido da Fetaep, Dieese fez um estudo que demonstra que o movimento sindical é um dos responsáveis pelo crescimento

De acordo com o estudo que o Dieese fez a pedido da Fetaep, atualmente o Brasil e o Paraná estão passando por um novo ciclo de crescimento econômico fruto das medidas que impactaram no aumento do consumo do brasileiro. Aumentos significativos no salário mínimo, negociações coletivas com aumento real, redução da carga tributária direta sobre o assalariado e programas sociais são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento econômico.

“Diante disso, o Dieese nos mostrou que o movimento sindical – por meio de suas lutas - teve um papel muito importante nesse crescimento, principalmente no que diz respeito ao aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Segundo ele, se o salário mínimo, que hoje está em R$ 510,00, tivesse sido reajustado apenas com correção da inflação, hoje estaria em R$ 241,33. “Graças ao movimento sindical, que em 2006 negociou com o governo uma política de valorização do salário mínimo, os trabalhadores estão tendo seus salários reajustados pela inflação e pela variação do Produto Interno Bruto (PIB)”, informa.

Em nível estadual, o estudo do Dieese mostrou que, além do aumento real nas negociações coletivas, o Piso Regional também impactou de forma positiva no rendimento dos trabalhadores, principalmente a partir de 2005. No entanto, segundo do Dieese, é importante destacar que, mesmo com os avanços conquistados, o Brasil ainda se situa entre os países com a maior concentração de rendas. “Por isso é que a atuação do movimento sindical é fundamental, pois ainda temos muito para conquistar”, comenta Mueller.