Notícia

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Beto Richa recebeu diretoria da Fetaep no Palácio das Araucárias

Diretores e assessores saíram satisfeitos do encontro com o governador do Paraná, Beto Richa

Em visita de cortesia ao governador Beto Richa, diretores e assessores da Fetaep destacaram a importância dos programas governamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar e do avanço nas condições de trabalho dos assalariados rurais. O encontro aconteceu no dia 16 de junho, no Palácio das Araucárias.

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, apresentou ao governador a estrutura da Federação – que é composta por 302 sindicatos filiados e representa cerca de 1,2 milhão de trabalhadores rurais – e relatou alguns projetos que estão em andamento, como: a criação da Cooperativa Habitacional, as dificuldades com o Programa Nacional de Crédito Fundiário, e a parceria com Emater, entre outros .

O governador agradeceu a visita e pediu à diretoria que apresente as sugestões da categoria ao governo. “Queremos desenvolver ações que correspondam à necessidade de quem trabalha na terra e conhece a realidade do setor. O governo está aberto também a críticas que ajudem a corrigir o rumo de ações que não estejam de acordo com as necessidades reais da categoria”, afirmou Beto Richa.

De acordo com Mueller, o governo já vem cumprindo os compromissos que assumiu com os trabalhadores rurais. “Estamos contentes com a política do governo para a agricultura familiar. A revitalização da Emater, que dá suporte essencial ao pequeno produtor, e o programa habitacional para o meio rural são exemplos do entrosamento forte”, destacou.
 
“A continuidade e melhoria dos programas Leite das Crianças e Trator Solidário expressam o compromisso do governo com a categoria”, disse Mueller. Também foi destacada a atuação da Secretaria Especial para Assuntos Fundiários.

A Fetaep informou o governador Beto Richa sobre a criação de uma cooperativa na área habitacional, que pretende trabalhar em parceria com a Cohapar no programa Morar Bem Paraná Rural, lançado na semana passada. O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, assumiu o compromisso de promover uma reunião entre a Fetaep o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, para tratar do tema.

“O segredo para fazer avançar o desenvolvimento do Estado é a abertura ao diálogo. Não fazemos imposições e queremos a ajuda de todas as entidades para decidir quais as melhores ações para cada segmento e recuperar o tempo perdido”, disse Beto Richa.