Notícia

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Beto Richa recebe lideranças da Fetaep em agenda do Grito da Terra

Lideranças sindicais ligadas à Fetaep participam da reunião com o governador no Palácio das Araucárias

Mais de 50 lideranças sindicais de todo o Estado ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) estarão reunidas nesta quinta-feira, às 11h, no Palácio das Araucárias, com o governador Beto Richa. O encontro faz parte das ações do Grito da Terra Estadual da Fetaep que, neste ano de 2011, vem se concretizando com a realização de algumas iniciativas pontuais que foram ocorrendo no decorrer do ano. A reunião será coordenada pela diretoria executiva da Federação, encabeçada pelo presidente Ademir Mueller.

Dentre os principais pontos a serem discutidos com o governador dizem respeito à regularização fundiária; à falta de assistência técnica rural que, segundo Mueller, a cada ano fica mais defasada; e à problemática da habitação rural dentro do programa Minha Casa Minha Vida. “O excesso de burocracia para a construção de casas no meio rural torna praticamente impossível a viabilização do Minha Casa Minha Vida para os trabalhadores rurais. Estamos lutando para que os agentes financeiros entendam que as particularidades existentes no meio rural são bem diferentes das do meio urbano”, comenta o presidente da Fetaep.

A expectativa da Federação é a de que o Estado interfira para a desburocratização do Minha Casa Minha Vida na área rural e que aumente a quantidade de técnicos voltados à assistência rural. “Afinal, não tem como os trabalhadores rurais desenvolverem suas atividades de forma sustentável sem a devida orientação técnica”, destaca.

Além desses dois temas, a Fetaep também fará outras demandas envolvendo a 3ª idade, o Programa Nacional de Crédito Fundiário, a mecanização da lavoura, a saúde no campo, entre outros. Também estarão presentes no encontro representantes da Secretária de Agricultura e Abastecimento (Seab), da Secretária do Trabalho e Promoção Social (SETP) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) – pastas do governo diretamente ligadas às demandas da Fetaep.

Para Ademir Mueller, é importante destacar que o governador Beto Richa já vem atendendo uma série de demandas da Fetaep que foram enviadas quando ele ainda era candidato. “Enviamos vários itens que passaram a fazer parte do Plano de Governo e que agora estamos vendo a concretização como, por exemplo, da ampliação e melhoria do programa Leite das Crianças e Leite Paraná, da desburocratização do Programa Nacional de Crédito Fundiário, da construção de estradas rurais e dos projetos de escoamento hidroviário”, salienta.

No período da tarde do dia 20, às 15h, a pauta do Grito da Terra Estadual será na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR), com o superintendente Neivo Beiraldin.

clique aqui para baixar a pauta em formato PDFConfira a pauta completa do GT Estadual 2011