Notícia

terça-feira, 12 de abril de 2011

Assessores da Fetaep traçam ações para 2011/2012

Emater e Fetaep debateram a parceria e discutiram maneiras de melhorar a atuação dos técnicos em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

Assessores, delegados e dirigentes sindicais
Nos dias 05 e 06 de abril, os técnicos da Emater cedidos para a Fetaep estiveram reunidos em Curitiba para traçar diretrizes de trabalho para 2011 e 2012. Além disso, assessores, delegados regionais, diretoria executiva da Fetaep e a própria Emater avaliaram a parceria e debateram formas de melhorar a atuação dos técnicos em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
No primeiro dia, o diretor técnico da Emater, Natalino Avance de Souza, participou das atividades pela manhã e pode conhecer as políticas e diretrizes de atuação da Fetaep, assim como o trabalho desenvolvido pelos técnicos que atuam ao lado do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Logo após foi a vez da Fetaep fazer uma explanação da estrutura da Federação e do sistema Contag, assim como suas conquistas, bandeiras de luta, projeto alternativo, políticas específicas e organização interna. “Falamos também das nossas expectativas com relação ao trabalho desenvolvido pelos assessores”, salientou o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Na sequência, cada diretor da Fetaep falou de sua área de atuação.
No segundo dia, a conversa foi com o gerente estadual da Emater, Benedito Luiz Almeida, que repassou as diretrizes de atuação e objetivos do convênio. “Queremos projetos concretos e, para isso, vamos restabelecer a união e a sintonia entre os assessores”, comentou Pires aos 28 participantes. Segundo ele, a própria Emater está se reestruturando em busca de resultados consistentes. “Nosso foco agora é ganhar em qualidade e não em quantidade. Para isso, já trocamos 80% dos comandos das gerências regionais.”, afirmou.
Dentre os pontos abordados durante a reunião, o gerente estadual da Emater chamou a atenção dos técnicos para a Lei Plano de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), o Cedraf, a juventude rural e as políticas agrícolas. De acordo com ele, o olhar dos técnicos deve estar voltado para estas questões que, no momento, estão entre as mais importantes.
“A Lei já está tramitando no senado e acreditamos que em agosto deva ser votada. Por isso, busquem informações e se mantenham informados. A Fetaep e a Faep são as duas entidades mais apropriadas para discutir o tema”, recomendou. A grosso modo, explicou Benedito, o PDBR estabelece que qualquer município com menos de 50 mil habitantes será considerado rural.
O Cedraf, afirmou o gerente da Emater, é outra questão que deve ser discutida e debatida com a Secretaria da Agricultura. “Estamos contando que, com a mudança no governo, o Cedraf passe por várias mudanças”, disse. Atualmente, segundo Benedito, não há critério para a escolha das entidades que participam do Conselho, tornando-o desequilibrado e sem representatividade voltada aos agricultores. “Algumas regiões do estado estão sendo prejudicadas devido à falta de equilíbrio na representação”, comentou.
Para Benedito Almeida, os assessores também devem centrar suas ações na construção de trabalhos concretos voltados à juventude. Para tal, segundo ele, a formação de grupos que se reúnam constantemente é fundamental. “Temos as Casas Familiares Rurais e os Colégios Agrícolas que concentram uma grande quantidade de jovens que, se bem trabalhados, podem incorporar a luta do Movimento Sindical”, sugeriu.
Por fim, a última questão do bate papo entre os ematerianos e delegados da Fetaep foi em torno das políticas agrícolas, mais precisamente do Pronaf. “Infelizmente o Paraná ainda usa 83% dos recursos do Pronaf para custeio, sobrando apenas 17% para investimento”, citou. Enquanto esse panorama não for invertido, os recursos não serão destinados para o efetivo crescimento do Estado, “até porque o crescimento, assim como a permanência no campo, só vem com investimentos”, salientou.
Parabéns à Fetaep – Benedito Almeida, antes de iniciar sua fala, parabenizou a Fetaep pela forma que a entidade vem conduzindo seus trabalhos. “Fiquei muito satisfeito com a coerência do discurso de vocês. Hoje vejo uma diretoria mais unida e focada nos mesmos objetivos”, comentou. Para ele, a Fetaep evoluiu muito e tem se tornado, a cada dia, uma entidade mais forte e representativa.